Estou rouco, pode ser grave?

Foto de Dr. Giulliano Luchi
Dr. Giulliano Luchi

A rouquidão, chamada tecnicamente de disfonia, pode ocorrer em diversas situações do universo médico. Segundo a Organização Mundial de Saúde, 70% das pessoas necessitam de boa qualidade vocal para exercer suas funções no trabalho.

Várias situações do dia-a-dia podem causar rouquidão como, por exemplo, um resfriado simples, uma gripe contagiosa, quadros de tosse, refluxo gastroesofágico e má utilização da voz.

A má utilização da voz pode ser crônica, naqueles pacientes que utilizam a musculatura do aparelho fonador de maneira inadequada, ou pode ser aguda, naqueles casos em que vamos a uma festa ou a um estádio de futebol e falamos muito alto ou gritamos muito, em um único evento.

Também existem indivíduos que tem uma predisposição a rouquidão ou mesmo um padrão vocal habitual rouco. Isso pode ocorrer por pequenas alterações de constituição das pregas vocais, que não são enquadradas como doença, mas atrapalham o funcionamento do aparelho fonador.

Na grande maioria das vezes, a rouquidão faz parte de um quadro rotineiro e não preocupante. Normalmente, o tratamento é bem simples e a voz se restabelece rapidamente. Em alguns casos, o tratamento pode ser um pouco mais prolongado, envolvendo medicações, mudança de hábito alimentar, terapia com fonoaudiólogo e até cirurgia das pregas vocais.

Câncer de laringe

Mas, o quadro que mais preocupa os médicos, quando avaliam um paciente com rouquidão, é o câncer de laringe. A rouquidão pode ser o primeiro sintoma de um câncer inicial nas pregas vocais ou na região da laringe.

O câncer de laringe, quando diagnosticado logo no início, permite um tratamento definitivo, que cura o paciente. Mas, nos casos em que o diagnóstico é um pouco mais tardio, o prognóstico pode ser ruim.

Portanto, todo quadro de rouquidão, que persiste por mais de quatro semanas, principalmente sem sintomas gripais associados, deve ser avaliado pelo médico otorrinolaringologista. Esses pacientes precisam fazer, obrigatoriamente, uma avaliação das pregas vocais, para descartar a presença de lesões suspeitas, que podem originar o câncer de laringe.

Atenção especial deve ser dada aos pacientes que ingerem bebidas alcoólicas com frequência e que tem hábito de fumar. Esses indivíduos devem ser avaliados com mais frequência e de maneira mais precoce, quando ocorrer rouquidão.

A rouquidão pode decorrer de um quadro simples e de fácil tratamento, mas também pode significar o primeiro sinal de um quadro que pode ser grave e com tratamento mais complexo. Portanto, avaliação médica logo no início do quadro pode evitar a evolução para a situação mais grave.

LEIA TAMBÉM: Saiba como o refluxo pode afetar a saúde dos dentes

Foto de Dr. Giulliano Luchi

Dr. Giulliano Luchi

Médico. Mestre e Doutor em Otorrinolaringologia. Professor de Otorrinolaringologia da Universidade Federal do Espírito Santo. Título de especialista pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Membro internacional da Academia Americana de Otorrinolaringologia. MBA em gestão de negócios em Saúde. Formação em Mentoring, Coaching e Advice. @otoclinica_giulliano_luchi