Exercício e gestação: grávida pode correr? E praticar atividades físicas?

Foto de Dra. Gisele Dazzi
Dra. Gisele Dazzi

Uma boa alimentação é imprescindível para manter um corpo, mente, organismo saudáveis. Na época da gestação este fator é mais importante ainda, visto que a mãe irá alimentar o bebê que cresce dentro dela.

Uma das dúvidas de diversas gestantes é sobre atividade física: posso malhar, me exercitar, correr?

Claro que pode, sempre devidamente orientada pelo seu médico. A atividade física no período gestacional reduz o risco do bebê nascer prematuro, não altera formação do bebê, não aumenta risco de aborto, nem diminui produção de leite (algumas crenças que escutamos).

Claro que para quem nunca teve uma rotina de exercícios, não pode começar a correr por exemplo, mas existem atividades que são recomendas para grávidas como hidroginástica, yoga, pilates.

Para as que já se exercitavam, é possível manter uma rotina de treinos, fazer musculação, caminhar, correr, mas como afirmei, sempre com acompanhamento de um profissional de saúde.

Cada exercício será direcionado para fortalecimento muscular, redução de dores, maior flexibilidade, entre outros.

LEIA TAMBÉM: Conheça as 5 principais causas da infertilidade feminina

Foto de Dra. Gisele Dazzi

Dra. Gisele Dazzi

Médica endocrinologista e seu propósito aqui na coluna Vida Saudável é trazer informação e novidades para que você melhore a cada dia sua qualidade de vida. @dragiselelorenzoni