Formigamento e dormência nas mãos: conheça a Síndrome do túnel do carpo!

Foto de Dra. Camila Resende
Dra. Camila Resende

Ao fazer algumas atividades básicas do dia a dia você sente dormência ou formigamento na ponta dos dedos e na palma da mão? Sente também dores na região do punho? Caso a resposta seja sim, você pode estar com sintomas de Síndrome do túnel do carpo (STC).

Hoje vamos abordar a STC, pois trata-se da causa mais comum de dormência e/ou formigamento nas mãos acometendo aproximadamente 4% a 5% das pessoas em todo o mundo. Embora a incidência seja maior em mulheres e idosos, com a disseminação do uso dos computadores passou a ser encontrado em adultos jovens de ambos os sexos.

O túnel do carpo, assim como o nome sugere, trata-se de uma estrutura fechada (um estreito canal) que fica localizado entre a mão e o punho. A STC ocorre devido a compressão de uma estrutura que passa dentro deste túnel e se chama nervo Mediano. Isso pode ocorrer em qualquer situação que diminua o tamanho do túnel ou aumente o volume dos tecidos que passam no seu interior.

Diversas podem ser as causas:

1) Trabalho manual com movimentos repetidos;

2) Alterações hormonais como menopausa e gravidez (geralmente desaparece ao fim da gravidez) – fato que explica o porquê de haver mais mulheres acometidas que homens;

3) Diabetes mellitus,

4) Artrite reumatóide;

5) Doenças da tireóide,

6) Ganho de peso e causas desconhecidas.

Como mencionado acima e é válido ressaltar, a STC pode também elencar o grupo das Lesões por esforço repetitivo (LER), onde além do correto diagnóstico da doença específica, é necessário a configuração (ou não) do nexo de (con) causalidade com o trabalho.

O nervo mediano sob compressão desencadeia os principais sintomas da síndrome: dor, dormências, formigamento e choques na região de punhos e dedos. A STC é frequentemente bilateral e o desconforto se concentra no polegar, dedo indicador, dedo médio e lado radial do dedo anelar.

Atividades que promovem a flexão do punho por longo período podem aumentar a dor. Com a perda da sensação nos dedos, pode haver dificuldade de amarrar os sapatos e pegar objetos. As sensações dolorosas podem limitar a força de preensão e progressivamente causar o enfraquecimento dos músculos da base do polegar prejudicando a função global da mão.

Sintomas e diagnóstico

Sintomas noturnos muito notórios tendem a comprometer inclusive o sono. Embora o quadro clínico comece de forma intermitente, lentamente tende a se agravar. Além de atenção aos sintomas, testes clínicos simples podem auxiliar no diagnóstico, inclusive diferenciando de dores musculares: junte o dorso das mãos, na posição em que os dedos fiquem pra baixo.

Mantenha essa posição por 1 minuto. Se você sentiu formigamento na ponta dos dedos e na palma da mão além de fortes dores no punho, isto indica que você pode ter esta doença.

O exame de eletroneuromiografia (ENMG) dos membros superiores é um método complementar importante para o diagnostico, e indica a gravidade do comprometimento do nervo mediano, como também se há outros comprometimentos de nervos periféricos e raizes cervicais.

O exame de ultrassonografia também pode corroborar definindo se existem causas estruturais dentro do canal do carpo. Quando dormimos por cima do braço ou apoiamos por muito tempo na mesma posição, é comum ficarmos com as mãos dormentes.

Porém, se essa sensação persistir por muito tempo ou se associar a outros sintomas, lembre-se: pode ser sinal de alerta! Neste caso, é importante procurar um especialista pois como vimos, compressão de nervos como a STC é uma causa frequente, mas inflamações e problemas de circulação, ou até doenças como AVC e infarto constam entre os diagnósticos diferenciais.

Fique ligado!

Foto de Dra. Camila Resende

Dra. Camila Resende

Médica. Neurologista e Neurofisiologista (Residência médica USP - RP). Membro titular da Academia Brasileira de Neurologia (ABN) e da Sociedade Brasileira de Neurofisiologia Clínica (SBNC). @dracamilaresende