Higiene do sono para crianças: como e por que fazer

Foto de Dra. Daniela Feu
Dra. Daniela Feu

Durante o sono, apesar da redução da atividade motora e consciência, entramos em um estado de extrema atividade cerebral, envolvida no processamento da memória e do aprendizado, assim como no crescimento e reparação dos mais variados tecidos, desempenhando um papel crucial no desenvolvimento infantil

Por isso, as alterações do sono estão associadas a maior risco de problemas comportamentais e cognitivos, como dificuldade de atenção, mau desempenho escolar, ansiedade e depressão, além de conferirem maior risco de desenvolver sobrepeso e obesidade. A criança e o adolescente precisam dormir bem para seu crescimento e desenvolvimento se processarem normalmente!

A higiene do sono consiste em práticas diárias, iniciadas durante o dia e estendidas ao horário do início do sono, que promovem um sono de boa qualidade. Como consequência, cria-se um ambiente previsível e menos estressante para a criança, que se associa a melhor comportamento diurno e mesmo redução de níveis de estresse da família, principalmente da mãe.

As rotinas adotadas por cada família podem variar conforme a preferência dos pais e da criança; porém, devem ser consistentes e o preparo para o início do sono deve começar no mesmo horário todos os dias, assim como ter a mesma duração.

Para crianças menores, as rotinas devem iniciar 20 a 30 minutos antes da hora de ir para cama, e consistir em atividades calmas, como leitura, escutar ou cantar músicas tranquilas, ou conversar sobre o dia da criança, e 30 a 60 minutos antes para crianças maiores. As rotinas devem ocorrer de forma a iniciar fora e terminar dentro do quarto da criança (por exemplo, jantar, tomar banho, escovar os dentes, colocar o pijama e ler uma história, estes dois últimos no quarto de dormir).

Dicas para você começar hoje a fazer higiene do sono com seu(s) filho(s):

-Rotina: estabeleça um horário para dormir e acordar;
-Alimentação: próximo ao horário de dormir, prefira alimentos leves;
-Telas: evite as telas próximo ao horário de dormir, evite as telas de celular, televisão e outros aparelhos eletrônicos;
-Exercícios físicos: atividade física ajuda, mas deve ser feita em um período distante do horário de dormir;
-Estimulantes: evite alimentos ou bebidas estimulantes, próximos ao horário de dormir, como cafeína, refrigerantes e alguns tipos de chá;
-Quarto: evite trabalhar, estudar ou comer na cama. O quarto também deve ser mantido limpo e agradável;
-Luzes: no período noturno, apague gradativamente as luzes da casa e torne o ambiente convidativo para o sono;
– Relaxamento: próximo ao horário de dormir, estabeleça uma rotina relaxante.

As rotinas positivas são essenciais no estabelecimento de higiene do sono e devem ser usadas isoladamente ou em conjunto com outras abordagens. O Odontopediatra e o Ortodontista podem te ajudar! Eles vão diagnosticar problemas que estejam atrapalhando o sono do seu filho, e vão individualizar as abordagens adicionais necessárias para que seu filho volte a dormir bem.

É necessário que os pais observem o sono dos filhos e estejam atentos em relação aos impactos negativos dos problemas do sono na saúde geral, intelectual e bucal das crianças e adolescentes.

LEIA TAMBÉM: Quem trabalha à noite engorda mais? Veja o que diz especialista

Foto de Dra. Daniela Feu

Dra. Daniela Feu

Cirurgiã Dentista Graduada em Odontologia pela UFES. Especialista em Ortodontia pela UERJ. Mestre e Doutora em Ortodontista (UERJ). Diplomada pelo Board Brasileiro de Ortodontia (BBO). Diretora do Colégio de Diplomados do BBO. Editora associada da Revista Dental Press Journal of Orthodontics (DPJO) e editora da Revista Clinical Orthodontics. @dani_feu