Inovações na área da saúde para 2023

Foto de Dr. Alberto Büge Stein
Dr. Alberto Büge Stein

A revolução tecnológica vem mudando rapidamente o modo como nos vestimos, como falamos, como nos relacionamos uns com os outros. O modo como cuidamos da nossa Saúde não ficaria de fora desses novos tempos. A tendência para os próximos anos é o uso cada vez maior de aplicativos da área da saúde, uso dos “werables”, expansão da cirurgia robótica e telemedicina.

Segue abaixo as 5 maiores tendências:

1- Aplicativos em Saúde: Os aplicativos vem evoluindo a cada dia, além dos tradicionais contadores de passos, horas de sono, tempos de tela utilizados, controle de calorias Ingeridas, a próxima geração de aplicativos promete integrar todos os esses dados diretamente ao seu plano de Saúde ou seu Médico pessoal, Sendo capaz de montar estratégias personalizadas de prevenção e tratamento precoce das doenças. As grandes empresas estão focando muito nesse processo.

2- “Wearbles “: Traduzindo para o português ” Tecnologias usáveis ” , exemplo mais comum são os smart watches, que já são capazes de monitorar os batimentos cardíacos, identificar arritmias cardíacas ou quedas e disparar automaticamente alertas aos serviços de emergência ou resgates cadastrados. Blusas com airbags para idosos com risco de queda, Monitorização não invasiva dos níveis do açúcar no sangue são esperado para os próximos anos.

3- Cirurgia Robótica: o número de cirurgias Robóticas no Mundo vem crescendo a cada ano, O Espírito Santo já ultrapassou a marca de 1.000 cirurgias robóticas. O numero de robôs, equipes habilitadas e hospitais realizando cirurgia robótica vai aumentar nos próximos anos. MENOR DOR, MENOR CORTE, RECUPERAÇÃO MAIS RAPIDA, MENOR SANGRAMENTO, são algumas das vantagens da robótica.

4- Telemedicina: A pandemia acelerou a evolução da telemedicina , agora regulamentada , se popularizou e pode diminuir os custos e levar especialistas em área remotas.

5-Impressão 3d: Imagina uma prótese ortopédica, um órgão para transplante ou um tecido para um grande queimado poder ser customizado e impresso em 3d para Aquele paciente com suas caracteristicas. Isso já é realidade e a e evolução anda a passos largos. O maior desafio é popularizar a tecnologia dando acesso à toda população os benefícios dessa nova era.

Foto de Dr. Alberto Büge Stein

Dr. Alberto Büge Stein

Médico. Formado pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES. Especializado em Cirurgia Geral e Cirurgia do Aparelho Digestivo pelo Hospital do Servidores Públicos de São Paulo (IAMSP). Especializado em Transplante Hepático pelo Hospital Sírio-Libanês-SP, “Observership” no Memorial Sloan Kettering Cancer Center em Nova York em Cirurgia Hepatobiliopancreática. Cirurgião Robótico habilitado pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Grande atuação no tratamento dos Tumores do Aparelho Digestivo, Transplante Hepático e Cirurgia Robótica. Pós Graduado em Surgical Leadership pela Harvard Medical School. @dralbertostein