Machucados constantes na boca podem ser um sinal de alerta para doenças graves

Foto de Dra. Martha Salim
Dra. Martha Salim

Algumas alterações bucais podem ser muito comuns e costumam deixar o paciente preocupado, sendo um motivo frequente de idas ao consultório. Mas, na maioria das vezes, grande parte dessas alterações são condições que não necessitam de tratamento. Elas podem ser anomalias benignas de desenvolvimento ou alterações sem gravidade causadas por estresse e ansiedade.

Essas alterações bucais podem ser identificadas em um exame clínico, sem a necessidade de biópsia. Mas, para isso, é necessário adequado conhecimento capacidade para diferenciar estas condições das que geram perigo a saúde da população.

O câncer de boca pode ser facilmente identificado pelo auto exame. Através de orientações simples a população esse autoexame pode ser realizado de forma simples e, em caso de qualquer alteração o profissional especialista deverá ser consultado.

Foto de Dra. Martha Salim

Dra. Martha Salim

Doutorado em Cirurgia Bucomaxilofacial (UNESP); Mestrado em Patologia Bucodental (UFF); Especialização em Cirurgia Bucomaxilofacial (UERJ); Capacitação em Odontologia Do Sono; Capacitação em Sedação com ÓXido Nitroso; Graduação em Odontologia (UFES); Atua como professora de Cirurgia Bucomaxilofacial da UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial. Revisora Científica das Revistas: Journal of the Brazilian College of Oral and Maxillofacial Surgery (JBCOMS) e Brazilian Dental Science (BDS). Autora dos livros "Cirurgia Bucomaxilofacial: diagnóstico e tratamento" (1 e 2 edições), Anestesia Local e Geral na Prática Odontológica, além de colaborar com 38 capítulos de livros e artigos científicos publicados. @dramarthasalim