Mas essa placa transparente vai corrigir meus dentes?

Foto de Dra. Daniela Feu
Dra. Daniela Feu

Essa é uma pergunta muito comum quando propomos aos pacientes um tratamento com alinhadores transparentes. O primeiro ponto importante é que não é uma placa que faz esse tipo de tratamento, mas sim muitas placas que normalmente são necessárias para fazer um tratamento como esse.
O tratamento com alinhadores transparentes é uma alternativa ao tratamento ortodôntico convencional, aquele do aparelho fixo, com bráquete, elásticos e fios. Trata-se de um dispositivo transparente e removível, personalizado, ou seja, completamente individualizado para correção ortodôntica de um paciente.

Nesse sistema de tratamento, as placas devem apresentar um comportamento de elasticidade linear e resistência para desempenhar as forças leves e contínuas necessárias para que o dente seja levado à posição desejada, com o mesmo princípio da ortodontia fixa.

Bem diferente dos modelos tradicionais, os alinhadores estéticos são um conjunto de placas transparentes removíveis com a finalidade de realizar a movimentação gradual dos dentes e diversos apoios em resina que ficam fixos nos dentes. Cada placa vai fazer uma parte dos movimentos planejados pelo ortodontista, após diagnóstico e planejamento do caso.

Uma coisa muito bacana nesses tratamentos é que o planejamento é feito de maneira virtual, e o paciente pode visualizar os resultados, os movimentos realizados e opinar em relação aos resultados estéticos finais, ou seja, sobre como vai ficar seu sorriso. Bacana, não é? Esse planejamento virtual é um “Clincheck”, mas vou falar mais sobre isso em nossos próximos encontros…. Agora é muito importante que você não se confunda: o tratamento com alinhadores é um tratamento de saúde, não é um aparelho, ou seja, não é um produto como um telefone, uma joia ou uma roupa.

Nesse caso, os resultados do seu tratamento dependem totalmente da expertise do seu ortodontista: bom diagnóstico, bom planejamento, bom conhecimento técnico e biomecânico, são essenciais, mas também o acompanhamento mensal do ortodontista vão fazer toda a diferença para que seu tratamento seja um sucesso e te entregue o sorriso dos seus sonhos, com ótima função e estética.

O ganho principal para o paciente é visual, já que o alinhador é praticamente imperceptível no sorriso e os apoios de resina que ficam nos dentes (chamados de “attachments”) são da mesma cor dos dentes do paciente. Além disso, não existem contraindicações alimentares como no tratamento com aparelhos fixos, tipo: – não deve comer pipoca! – não deve mastigar gelo! – não deve mascar chiclete! … Quem faz tratamento com alinhadores pode comer de tudo após a remoção deles? Além disso, a limpeza dos dentes é muito mais fácil, e escovar os dentes, passar fio dental para esses pacientes é praticamente igual em relação a quem não está usando aparelho nenhum.

Agora a grande questão é que ele precisa ser usado como se fosse um aparelho fixo e é aí que mora o problema! Usar só para dormir, por exemplo, não é o suficiente! Os alinhadores precisam ser usados entre 20 e 22 horas por dia… e isso envolve bastante dedicação e faz o paciente ser o protagonista do seu tratamento. E aí, você estaria preparado para protagonizar a conquista do sorriso dos seus sonhos?

Foto de Dra. Daniela Feu

Dra. Daniela Feu

Cirurgiã Dentista Graduada em Odontologia pela UFES. Especialista em Ortodontia pela UERJ. Mestre e Doutora em Ortodontista (UERJ). Diplomada pelo Board Brasileiro de Ortodontia (BBO). Diretora do Colégio de Diplomados do BBO. Editora associada da Revista Dental Press Journal of Orthodontics (DPJO) e editora da Revista Clinical Orthodontics. @dani_feu