Meias de compressão elástica: todos podemos usar?

Foto de Dr. Vinicius Adami
Dr. Vinicius Adami

Todo mundo provavelmente já viu alguém usando meia de compressão elástica ou já ouviu falar dos seus benefícios. Outras pessoas já ouviram críticas duras sobre a dificuldade em calçá-las ou sobre a aparência pouco elegante. Mas afinal de contas, o que eu devo saber sobre essa peça tão recomendada pelos angiologistas e cirurgiões vasculares, mas ainda cercada de tantos mitos que dificultam sua difusão mais ampla no nosso dia a dia?

As meias de compressão elástica foram elaboradas para exercerem uma compressão graduada, com a pressão exercida na parte mais baixa diminuindo progressivamente até as porções mais altas da perna. Desde forma, a compressão da meia vai ajudar na ejeção do sangue de volta para corpo, semelhante a um mecanismo de ordenha.

As meias, por atuarem de forma dinâmica na circulação e apresentarem diversos tamanhos e graduações, serão úteis em diversas situações, desde tratamento, prevenção e até melhora do desempenho no esporte. No geral, elas estão indicadas para tratamento dos pacientes portadores de insuficiência venosa e varizes dos membros inferiores, os quais apresentam o retorno venoso prejudicado, com consequente edema, dor e sensação de peso nas pernas. A otimização do retorno venoso com auxílio da meia diminui consideravelmente os sintomas.

Será que pessoas saudáveis também podem utilizar a meia? Pessoas que passam longos períodos em pé ou sentadas, com pouco movimento dos membros inferiores, têm o seu retorno venoso comprometido, o qual é dependente da contração muscular para vencer a força da gravidade. A meia neste caso vai trabalhar com a função preventiva, pois a compressão evitará represamento excessivo do sangue e seus consequentes sintomas.

Seguindo na linha preventiva, meias são ótimas amigas para viagens prolongadas. Ao otimizar o retorno venoso, estamos diminuindo os riscos do surgimento de trombose venosa profunda, uma vez que o sangue represado por longos períodos é um dos fatores de risco para o seu desenvolvimento.

Mesmo com todos os benefícios, por que ainda se encontra muita resistência ao uso da meia de compressão elástica? Uma das alegações mais comuns no consultório decorre do aspecto pouco elegante da meia, incompatível com peças de vestuário que expõe as pernas. Com a evolução dos materiais, hoje encontramos meias muito elegantes, com cores variadas e diferentes níveis de transparência, o que permite o seu uso sem prejuízos à moda vigente. Fica a dica!

Então todo mundo pode e deve usar meia de compressão? Muita calma com essa pergunta! Uma vez que a meia comprime a perna como um todo, certos problemas circulatórios que causam diminuição da irrigação sanguínea podem ser agravados pelo uso sem adequada orientação. Pessoas com alergia ao material da meia ou com feridas infectadas, podem não tolerar o uso da compressão. Logo, o ideal é sempre esclarecer suas dúvidas e fazer uma avaliação com um angiologista ou cirurgião vascular.

A meia é uma ótima aliada para o nosso dia a dia, porém seu benefício só é otimizado quando prescrita de forma correta, com adequada indicação, seleção da compressão e do tamanho. Fique atento!

Foto de Dr. Vinicius Adami

Dr. Vinicius Adami

Médico Angiologista e Cirurgião Vascular com área de atuação em Doppler Vascular. @drviniciusadami