Meu filho bateu o dente de leite, o que fazer?

Foto de Dra. Alice Sarcinelli
Dra. Alice Sarcinelli

Férias chegando, criançada solta, muita piscina e brincadeiras coletivas. Meu filho bateu a boca e dentes de leite: o que fazer?

O responsável pela criança no momento do trauma irá promover os cuidados iniciais após o acidente. Por isso é importante não só conhecer os primeiros socorros como treinar as pessoas que cuidam de nossos filhos na nossa ausência.

O primeiro ponto é que toda pessoa que é vítima de um traumatismo dentário deverá ser observada a fim de verificar a sua consciência e o seu estado de saúde. Pessoas que apresentam perda parcial da consciência, náuseas, vômitos, sonolência, dores de cabeça ou falha na memória após o acidente deverão ser encaminhadas ao hospital para um exame geral de saúde antes de qualquer conduta em relação aos dentes. Assim como nos casos de fraturas maiores envolvendo osso ou cortes profundos na pele e lábio. Às vezes ficamos tão fixados em dentes que esquecemos de todo o estado geral a ser analisado anteriormente.

É importante ter sempre o telefone e endereço do seu hospital mais próximo em um local de fácil visualização em casa e gravado no celular. Não havendo qualquer alteração no estado de consciência ou no corpo da criança, devemos voltar nossa atenção para os dentes.

Deve-se alertar a quem cuida das crianças para jamais omitir o ocorrido dos pais/responsáveis, mesmo quando o acidente não acarreta alterações clínicas visíveis. E lembre-se de sempre procurar um odontopediatra após um traumatismo dentário.

Muita gente não sabe, mas entre 1 e 3 anos, os dentes permanentes anteriores já estão em formação dentro do osso. Um trauma no dente de leite pode afetar o dente permanente em formação, por isso é tão importante o exame especializado, que incluirá muitas vezes exame clínico e radiográfico. Independente do dente amolecer ou não, escurecer ou não, sangrar ou não. Dente de leite também tem canal, vasos e nervos. É uma miniatura do dente permanente. Sua perda precoce pode prejudicar até mesmo a fala, já que muitos fonemas dependem do posicionamento da língua nos dentes.

E como proceder após o traumatismo em dente de leite?

Primeiro procure manter a calma. Todos os procedimentos a seguir dependem de sua atitude. A boca é uma região muito vascularizada e pequenos cortes podem sangrar bastante e assustar.

Acalme a vítima: o momento do traumatismo não causa só dor e sofrimento, mas também alterações psicológicas. Por isso seja forte!

Realize a limpeza do rosto com água corrente e pano limpo, a fim de remover o material contaminado (terra, areia, entre outros) e examine a região atingida. A melhor posição para a limpeza e o exame inicial do trauma é com dois adultos, técnica joelho a joelho. Em que um adulto senta de frente para o outro com os joelhos encostados. Um abraça a criança que estará sentada no seu colo, e em seguida deita a cabeça da criança em direção ao outro adulto. Segurando sua mão no sentido de imobilizá-la para melhor examiná-la.

Evite esfregar! Se houver sangramento, coloque uma compressa com pano limpo e gelo no local. Deve-se agir com rapidez! Entre em contato com o odontopediatra da criança. Quanto menor o tempo desde os primeiros socorros até o encaminhamento ao dentista, melhores serão os resultados finais.

Se houver possibilidade, localize o dente perdido (no caso de ter se soltado da boca) e leve-o ao dentista dentro de um copo com leite (alternativa 1. soro fisiológico, 2. água filtrada).

Se for apenas um fragmento do dente, leve-o num copo com água filtrada ou soro fisiológico.

Evite que a criança mastigue qualquer alimento duro, ou use chupeta, mamadeira ou chupe dedo até a consulta com o dentista.

Lembrando sempre gente, que o melhor tratamento ainda é a prevenção!

Foto de Dra. Alice Sarcinelli

Dra. Alice Sarcinelli

Cirurgiã Dentista. Odontopediatra. Mestre em Saúde Pública. Doutora em Odontologia/Odontopediatria. Professora da Universidade Federal do Espírito Santo e Gestora do Centro Médico Shopping Vitória. @draalicesarcinelli