Meu ouvido está tampado. O que faço?

Foto de Dr. Giulliano Luchi
Dr. Giulliano Luchi

Em várias situações, podemos nos surpreender com a diminuição repentina ou progressiva da audição. Isso pode ocorrer nos dois ouvidos ao mesmo tempo ou em apenas um.
Normalmente, essa situação traz muito desconforto e incômodo ao indivíduo, que busca soluções imediatas para resolver o problema.

Em alguns casos, também pode ocorrer sensação de:

– Tontura;
– Vertigem;
– Zumbido ou apito nos ouvidos, com grande piora do incômodo e do desconforto.

Algumas pessoas introduzem objetos, como cotonetes, clipes, tampa de caneta ou chave, na tentativa de remover o excesso de cerume do conduto auditivo. Outras soluções, também utilizadas por algumas pessoas são fazer pressão na entrada do conduto auditivo, dar três pulinhos com a cabeça de lado ou, ainda, pingar substâncias no conduto auditivo, como óleo e álcool.

A sensação de ouvido tampado pode ocorrer em função de inúmeras causas. É muito importante buscar atendimento médico, para orientação adequada de como tratar e resolver o problema. A situação pode envolver alguma urgência, pois o incômodo é muito grande e o prejuízo às atividades do indivíduo também é enorme.

A pessoa que está com ouvido tampado tem dificuldade de entender as palavras, não consegue se comunicar bem, falar ao telefone, assistir televisão e também fica com o humor prejudicado , levando a várias situações desagradáveis.

Muitas vezes a situação ocorre em situações ou locais com difícil acesso a médicos e pode ser necessário ir ao pronto-socorro para uma orientação inicial.

A identificação do fator causador do incômodo e da diminuição auditiva é fundamental para conduzir adequadamente o tratamento, que pode ser por meio de medicações tomadas por via oral, medicações pingadas no ouvido ou, ainda, pequenos procedimentos, que podem ser necessários, para remoção de excesso de cerume, corpos estranhos ou descamação da pele do conduto auditivo.

A realização desses procedimentos e o exame detalhado para identificação da causa deve ser feita por um médico otorrinolaringologista.

Muitas vezes, é necessário uma pesquisa detalhada da situação de todo o aparelho auditivo, otientada por um especialista, através de exames complementares, que podem envolver a realização de audiometria, outros exames auditivos e também exames de imagem, como tomografia ou ressonância magnética dos ouvidos.

Os ouvidos são órgãos extremamente sensíveis e delicadas. Os quadros patológicos, quando não são conduzidos de maneira adequada, podem originar alterações perenes e sequelas desconfortáveis, que podem acarretar em grandes dificuldades e diminuição da qualidade de vida da pessoa.

Ao primeiro sinal de incômodo nos ouvidos ou diminuição da capacidade auditiva, agende, imediatamente, uma avaliação com o médico otorrinolaringologista, para o acompanhamento adequado e solução do problema.

LEIA TAMBÉM: Além da redução de peso: conheça 6 benefícios da cirurgia bariátrica

Foto de Dr. Giulliano Luchi

Dr. Giulliano Luchi

Médico. Mestre e Doutor em Otorrinolaringologia. Professor de Otorrinolaringologia da Universidade Federal do Espírito Santo. Título de especialista pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Membro internacional da Academia Americana de Otorrinolaringologia. MBA em gestão de negócios em Saúde. Formação em Mentoring, Coaching e Advice. @otoclinica_giulliano_luchi