Morte súbita é igual a infarto? Entenda

Foto de Dra. Tatiane Mascarenhas Santiago Emerich
Dra. Tatiane Mascarenhas Santiago Emerich

A morte súbita pode acontecer em qualquer idade assim como o infarto, no entanto são situações distintas que muitas vezes se confundem. Isso ocorre porque a principal causa de morte súbita é o infarto, mas não é a única causa!

A morte súbita é uma parada cardíaca que acontece de forma imprevisível, abrupta e inesperada. A Organização Mundial de Saúde define morte súbita como a morte inesperada dentro de 1h do início dos sintomas ou em casos de morte não testemunhada quando a vítima foi vista bem nas 24h prévias.

Na maioria das vezes está relacionada a doenças cardiovasculares como obstrução das artérias, acidente vascular cerebral, arritmias, miocardiopatia hipertrófica, tromboembolismo, mas também pode não ter relação direta com uma doença cardiovascular como por exemplo overdose, envenenamento.

Logo, as principais causas de morte súbita são identificáveis e podemos preveni-las, implementando estratégias de rastreamento e prevenção das doenças cardiovasculares, pois a morte súbita pode ser a primeira manifestação de uma cardiopatia. Como a doença coronariana é a causa mais comum, é recomendado conhecer os fatores de risco individuais para prevenção adequada!

LEIA TAMBÉM: Amor: existe uma forma certa de expressar o sentimento?

Foto de Dra. Tatiane Mascarenhas Santiago Emerich

Dra. Tatiane Mascarenhas Santiago Emerich

Médica pela Escola de Medicina da Santa Casa de Vitória. Residência em Clínica médica pela Santa Casa de São Paulo. Residência em cardiologia e ecocardiografia pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia de São Paulo. Titulo de especialista em cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. Título em área de atuação em Ecocaridografia pelo Departamento de Imagem Cardiovascular - SBC. Presidente da SBC ES 2020/21. Caridologista e Ecocardiografista do Centrocor e CDC. @tatianeemerich