Mulheres e a saúde do coração: veja cuidados e desafios

Foto de Dra. Tatiane Mascarenhas Santiago Emerich
Dra. Tatiane Mascarenhas Santiago Emerich

A doença cardiovascular permanece como a principal causa de morte em ambos os sexos. Alguns fatores de risco tradicionais são compartilhados entre os sexos masculino e feminino como hipertensão arterial, tabagismo, diabetes, obesidade, colesterol elevado.

Porém, outros fatores de risco relacionados a doença aterosclerótica e prevalentes entre mulheres são pouco reconhecidos e valorizados, como depressão, doenças autoimunes, radiação para tratamento de câncer de mama, por exemplo.

Além disso, a mulher apresenta ainda os fatores de risco relacionados ao sexo feminino exclusivamente, como seu histórico gestacional
(pré-eclâmpsia, parto pré-maturo, diabetes gestacional), menopausa, síndrome do ovário policístico, uso de terapia hormonal.

Logo, o cuidado com o coração da mulher merece um olhar a mais, em busca de reconhecer melhor o seu risco cardiovascular, não focando apenas na busca pelos fatores de risco tradicionais já estabelecidos, só assim conseguiremos melhor diagnosticar e instituir o tratamento necessário.

A prevenção primária sempre será a nossa meta e para isso acontecer, precisamos de uma anamnese bem feita, com foco de ação e vigilância, visando o controle dos fatores de risco, sejam eles tradicionais ou não, em busca de uma vida sempre mais saudável.

LEIA TAMBÉM: Quem rói unha pode colocar unhas de gel? Veja o que diz especialista

Foto de Dra. Tatiane Mascarenhas Santiago Emerich

Dra. Tatiane Mascarenhas Santiago Emerich

Médica pela Escola de Medicina da Santa Casa de Vitória. Residência em Clínica médica pela Santa Casa de São Paulo. Residência em cardiologia e ecocardiografia pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia de São Paulo. Titulo de especialista em cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. Título em área de atuação em Ecocaridografia pelo Departamento de Imagem Cardiovascular - SBC. Presidente da SBC ES 2020/21. Caridologista e Ecocardiografista do Centrocor e CDC. @tatianeemerich