Não espere ter sintomas para medir a pressão arterial

Foto de Dra. Tatiane Mascarenhas Santiago Emerich
Dra. Tatiane Mascarenhas Santiago Emerich

Você sabe o valor da sua pressão arterial? Caso não, vou te explicar a importância de conhecer o seu valor.

É considerado pressão alta valores iguais ou superiores a 140/90mmHg. Esperar sentir algo para medir a pressão é um grande erro, porque a grande maioria dos hipertensos não sentem NADA! Descobrem a sua pressão alta em uma consulta habitual, por isso é importante estar esporadicamente sendo avaliado por um médico.

Silenciosa e traiçoeira, a hipertensão arterial é fator de risco para várias doenças cardiovasculares. Ao longo do tempo, se não for tratada, poderá causar problemas de saúde, como AVC, infarto, doença renal.

Quando apresenta algum sintoma, esses podem ser cefaleia, dor na nuca, visão turva, tonteira, dor no peito. Estima-se que 1 em cada 4 brasileiros são hipertensos, após os 60 anos essa proporção passa dos 50%. Quando há histórico familiar de hipertensão arterial, isso sempre tem que ser levado em conta, pois filhos de pais hipertensos têm um risco 30% maior de desenvolver pressão alta. É uma doença crônica, logo o tratamento é para o resto da vida.

Existem vários tipos de medicações diferentes para o controle dessa doença. Tratar a hipertensão arterial é tanto fazer o uso correto das medicações como mudar o estilo de vida. Atividade física regular, alimentação saudável, controle da ingesta da quantidade de sódio, perda de peso, uma boa noite de sono são hábitos fundamentais para o combate e prevenção dessa doença.

Foto de Dra. Tatiane Mascarenhas Santiago Emerich

Dra. Tatiane Mascarenhas Santiago Emerich

Médica pela Escola de Medicina da Santa Casa de Vitória. Residência em Clínica médica pela Santa Casa de São Paulo. Residência em cardiologia e ecocardiografia pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia de São Paulo. Titulo de especialista em cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. Título em área de atuação em Ecocaridografia pelo Departamento de Imagem Cardiovascular - SBC. Presidente da SBC ES 2020/21. Caridologista e Ecocardiografista do Centrocor e CDC. @tatianeemerich