O aparelho ortodôntico pode atrapalhar na hora do beijo? Entenda

Foto de Dra. Daniela Feu
Dra. Daniela Feu

Serei capaz de beijar com Invisalign? Se eu beijar outra pessoa com aparelho fixo igual a mim corro o risco de ficar presa com os aparelhos encaixados? Essas são dúvidas tão mas tão frequentes no meu dia a dia de consultório que eu quis elucidar com detalhes aqui na coluna.

Começando pelos alinhadores, como o Invisalign, fique tranquilo, ele não vai mudar sua rotina afetiva! Os alinhadores são praticamente invisíveis, lisos e justos aos dentes. Eles não se irão mexer durante um beijo nem irão criar desconforto no seu parceiro.

Mas e em relação ao aparelho fixo, o risco é real?

Existem diversos mitos sobre o assunto, mas eu posso te garantir que essa situação não precisa ser tão assustadora assim. O fato de estar usando o aparelho somente exige um pouco mais de calma na hora do beijo para não bater no lábio do outro com os braquetes por isso poderia machucar ou até cortar o lábio. Por outro lado, posso afirmar que o aparelho não corta a língua de quem está sendo beijado e nem de quem está beijando.

Apenas e concentre em fazer tudo de vagar, especialmente no começo, enquanto você está se acostumando com os aparatos. É um fato que se você for “com muita sede ao pote”, em especial no período de adaptação, os dentes podem se bater e os ferrinhos machucarem a sua boca e da outra pessoa, por isso é necessário se acostumar com o aparelho e com o beijo antes de tentar outros movimentos.

E se os dois usarem aparelho fixo?

Existe um pavor de quem usa aparelho em beijar outra pessoa com aparelho porque imagina-se que possam enroscar um no outro, mas nesse sentido também não há problema algum. É pouco provável que aconteça qualquer tipo de “enrosco” entre as duas partes, portanto, essa não precisa ser mais uma questão a ser considerada.

Dicas importantes

Agora que você já tirou suas dúvidas sobre o assunto, que tal alguns conselhos?

– Se familiarize com seu próprio aparelho e remova os elásticos caso esteja usando, pois eles limitam a abertura da boca;

– Quem usa aparelho sabe que precisa ter uma higiene bucal ainda mais rigorosa, por isso, mantenha o ritual em dia. Beijar alguém com restos de comida presos aos fios vai atrapalhar muito mais a relação do que os próprios braquetes;

– O mesmo se aplica aos alinhadores. Se sujos eles ficam ásperos e com cheiro e sabor desagradável;

– Cuide da limpeza, capriche no sorriso e seja feliz durante o seu tratamento!

LEIA TAMBÉM: Câncer em números: tudo o que você precisa sobre a realidade dos tumores malignos no Brasil e no ES

Foto de Dra. Daniela Feu

Dra. Daniela Feu

Cirurgiã Dentista Graduada em Odontologia pela UFES. Especialista em Ortodontia pela UERJ. Mestre e Doutora em Ortodontista (UERJ). Diplomada pelo Board Brasileiro de Ortodontia (BBO). Diretora do Colégio de Diplomados do BBO. Editora associada da Revista Dental Press Journal of Orthodontics (DPJO) e editora da Revista Clinical Orthodontics. @dani_feu