O chocolate da Páscoa pode causar labirintite? Entenda

Foto de Dr. Giulliano Luchi
Dr. Giulliano Luchi

A Quaresma terminou e a Páscoa já é neste domingo. Várias famílias se reúnem para confraternizar e lembrar os últimos passos de Jesus na Terra. Seguindo a tradição, as pessoas presenteiam umas as outras com ovos de chocolate.

Normalmente, passamos o feriado inteiro comendo chocolate em todas oportunidades e também costumamos exagerar nos dias que seguem feriado da Páscoa.

Mas será que o chocolate da Páscoa pode piorar, ou até mesmo causar labirintite?

A resposta é sim. Os alimentos ricos em açúcar livre, como o chocolate, podem desencadear crises labirínticas, que ocorrem com sensação de tontura, eventualmente, perda auditiva e zumbido associados.

As crises de tontura devem ser adequadamente investigadas, pois é necessário descartar a ocorrência de outros diagnósticos mais graves, que também podem iniciar o quadro somente com tontura.

Após uma avaliação inicial no pronto-socorro, pode ser necessário uma avaliação mais especializada com o neurologista e otorrinolaringologista, para o tratamento adequado da crise de tontura.

Naturalmente, além dos remédios, orientamos cuidados alimentares, evitando alimentos ricos em açúcar livre, carboidratos simples e cafeína. Também é importante realizarmos atividade física regular, sendo a caminhada a melhor delas para a recuperação do equilíbrio labiríntico.

A caminhada, durante as crises, não deve ser realizada em esteira de academia, pois esses equipamentos podem confundir um pouco o nosso sistema labiríntico, por estarem parados em relação ao ambiente.

Existem tratamentos específicos para as crises labirínticas, utilizando protocolos de manobras feitas no corpo e cabeça do paciente, em protocolos de exercícios de reabilitação labiríntica. Muitas vezes, o tratamento pode ser orientado somente dessa maneira, dispensando uso de medicações.

As medicações devem ser utilizada sobre rigorosa orientação médica, pois muitas drogas utilizadas no tratamento labiríntico, quando usadas de maneira prolongada, sem supervisão médica, podem trazer efeitos colaterais graves e até sequelas no paciente.

A Páscoa deve ser lembrada como um tempo para refletirmos sobre o final da caminhada de Jesus na Terra e lembrarmos da mensagem que ele veio trazer para humanidade. É muito importante as famílias viverem esse momento, e os ovos de chocolate trazem um sabor especial para o domingo de Páscoa, que é um dia Festivo.

LEIA TAMBÉM: Minha língua está alterada! E agora?

Foto de Dr. Giulliano Luchi

Dr. Giulliano Luchi

Médico. Mestre e Doutor em Otorrinolaringologia. Professor de Otorrinolaringologia da Universidade Federal do Espírito Santo. Título de especialista pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Membro internacional da Academia Americana de Otorrinolaringologia. MBA em gestão de negócios em Saúde. Formação em Mentoring, Coaching e Advice. @otoclinica_giulliano_luchi