O Laser pode reduzir a dor tratamento ortodôntico?

Foto de Dra. Daniela Feu
Dra. Daniela Feu

Durante o tratamento ortodôntico, o Laser de Baixa Potência é utilizado para diminuir a dor após o ajuste do aparelho ortodôntico ou troca dos alinhadores, para tratar úlceras traumáticas e também para acelerar a regeneração da movimentação dentária, agilizando o processo de reparo e consequentemente também a movimentação.

A dor induzida pela movimentação dentária ortodôntica é muito frequente e pode ocorrer em quase todas as etapas do tratamento, mas é fato que ela é mais intensa começo do tratamento, quando o paciente está sentindo a pressão do movimento pela primeira vez. De acordo com a literatura, se a força ortodôntica for adequada, o paciente não sente dor no momento da ativação do aparelho. Na cadeira do dentista ele sente apenas pressão. A dor mesmo começa cerca de 12 horas após a aplicação da força, atingindo seu pico após 24 horas. Depois, ela vai reduzindo gradativamente após 3 a 7 dias. Nossa busca por reduzir essa dor inicial vem da certeza que poderemos impactar positivamente a vida dos pacientes ao oferecer mais conforto nesses períodos de aplicação da força ortodôntica, e é aí que entra o Laser.

Estudos com bom rigor científico demonstraram que uma dose única de laserterapia de baixa potência diminuiu consideravelmente a dor após a ativação do aparelho ortodôntico.

Os resultados mostraram que os pacientes que receberam laserterapia após a ativação ortodôntica tiveram escores menores para dor e potência de dor, e também que a dor foi aliviada mais cedo. Esses estudos demonstram que o laser de baixa potência é eficiente no controle da dor após instalação do primeiro arco ortodôntico, fato também observado na nossa vivência clínica.

Nesses casos, usamos o laser infravermelho, e os locais de aplicação, e a potência utilizada em cada ponto de aplicação vai ser individualizada para cada paciente. Portanto, se você está adianto seu sonho do sorriso perfeito pelo medo de sentir dor, saiba que associar seu tratamento com a laserterapia pode ser a solução!

Foto de Dra. Daniela Feu

Dra. Daniela Feu

Cirurgiã Dentista Graduada em Odontologia pela UFES. Especialista em Ortodontia pela UERJ. Mestre e Doutora em Ortodontista (UERJ). Diplomada pelo Board Brasileiro de Ortodontia (BBO). Diretora do Colégio de Diplomados do BBO. Editora associada da Revista Dental Press Journal of Orthodontics (DPJO) e editora da Revista Clinical Orthodontics. @dani_feu