Ortopedia facial: você sabe o que é?

Foto de Dra. Flávia Gama
Dra. Flávia Gama

A ortopedia facial é uma especialidade da Odontologia que estuda e faz a odontológica que se concentra especificamente no estudo, diagnóstico e tratamento das alterações do desenvolvimento dos dentes, do crescimento e desenvolvimento dos ossos do rosto devolvendo estética e função no sorriso e na mastigação.

É o tratamento comumente indicado para as crianças e, na maioria dos casos a movimentação é maior nos ossos.

Quais são os benefícios deste tipo de tratamento?

Em alguns casos, o tratamento ortopédico pode evitar cirurgias no futuro. Se um osso da face está crescendo de maneira inadequada, utilizamos o tratamento para redirecionar este crescimento, utilizando o mesmo a nosso favor.

São movimentações que só podemos fazer no período de crescimento, por isso em crianças e adolescentes jovens. Em adultos com problemas no posicionamento dos ossos da face, ou encaminhamos para a cirurgia ou faremos a compensação através da posição dos dentes.

Outro fator importante é a minimização dos problemas futuros. Por exemplo, podemos ampliar os ossos do céu da boca, melhorando o espaço para a chegada dos dentes permanentes. Esse mesmo aparelho, que se chama Disjuntor, melhora a respiração do paciente, e vem sendo recomendado por Otorrinolaringologistas para colaborarem com a melhora do padrão respiratório dos pacientes, às vezes associado a cirurgia ou não.

Durante a avaliação o Ortodontista também avalia problemas na fala, na respiração e na deglutição, que podem prejudicar o crescimento dos ossos da face. Nesses casos, é realizado um tratamento para interceptação desses problemas. O mesmo ocorre com os hábitos (de chupar dedo ou chupeta).

ATÉ QUAL IDADE O TRATAMENTO PODE SER FEITO?

Enquanto o crescimento estiver ocorrendo, há a possibilidade de correção. Toda criança deveria passar por uma avaliação Ortodôntica/Ortopédica por volta dos 6 anos de idade. Algumas movimentações são mais eficazes mais cedo, até cerca de 12, 13 anos.

Outras podem se realizadas em pacientes um pouquinho mais velhos, nas meninas até os 16, nos meninos até os 18.

Após essa idade o caso deve ser avaliado individualmente. A Ortopedia anda de mãos dadas com a Ortodontia, ambos trabalham para que dentes e ossos se posicionem de maneira adequada e para que o paciente tenha um sorriso bonito, uma face harmônica e principalmente boa função mastigatória e respiratória.

LEIA TAMBÉM: Cérebro e intestino: será que existe mesmo relação?

Foto de Dra. Flávia Gama

Dra. Flávia Gama

Cirurgiã-dentista. Especialista em Ortodontia. Mestre em Radiologia e Habilitada em Laserterapia. @flaviagama.orto