Os dentes podem ser danificados com o aparelho ortodôntico? Entenda

Foto de Dra. Daniela Feu
Dra. Daniela Feu

O uso do aparelho ortodôntico pode sim vir a dificultar a higienização dos dentes. No caso do aparelho fixo o uso dos braquetes fazem com que eles ocupem grande parte da área dos seus dentes e os fios atrapalham a passagem do fio dental.

No caso dos alinhadores, os attachments também podem reter resíduos, mas o principal problema está na colocação dos alinhadores com os dentes sujos após as refeições. Essa não pode ser sua rotina.

As manchas brancas que podem surgir ao redor dos braquetes são lesões cariosas em estágio inicial e isso só vai acontecer se você não estiver fazendo a higienização adequada, se seu ortodontista não tiver identificado essa retenção de placa ao redor das peças e não tiver te orientado, ou se ele tiver feito essa orientação mas ainda assim você manteve sua higiene precariamente.

Por mais que o ortodontista faça limpeza nos seus dentes em cada consulta, como isso só ocorre a cada 30 dias, não será suficiente se você não mantiver os cuidados em dia. Por isso fique atento, aos seus hábitos de higiene e peça ajuda sempre que precisar.

O quadro mais perigoso sem dúvida está no uso de aparelhos, fios e borrachas que não foram instalados por um ortodontista. Pelo fato de adquirir os acessórios ortodônticos de pessoas não capacitadas, que fazem é possível saber a procedência do produto e isso coloca em risco a saúde do usuário, porque não existe biossegurança.

Os produtos são vendidos fora da embalagem original e não se sabe a composição dos mesmos o como foram armazenados. Além disso, sem saber qual a procedência do material, acaba sendo frequente ocorrer reações alérgicas nas gengivas, lábios e bochechas.

O uso de elásticos, fios e molas segue a logica de um sistema de forças e movimentação dentária planejada, por isso, a aplicação aleatória ou estética desses elementos pode causar movimentação dentária irregular, perda da raiz do dente, e perda óssea.

Não são raros os casos de perdas dentárias decorrentes do uso contínuo e indiscriminado de elásticos grosseiros e de força excessiva, eu mesma já presenciei esse fato por mais de cinco vezes na Universidade privada em que trabalhei por muitos anos. Por isso, nesses casos existe um risco considerável.

E se com o tratamento realizado por um ortodontista especializado, utilizando técnica e materiais adequados existe a chance do desenvolvimento de lesões iniciais de cárie, imagine quando as peças ortodônticas são colocadas de qualquer jeito e ficam sem nenhuma supervisão? O risco é muito grande.

Por isso, para evitar qualquer risco de lesão nos seus dentes, entenda que ter um aparelho ortodôntico na boca é muito diferente de fazer um tratamento ortodôntico com metas, objetivos e acompanhamento adequado.

E se, além de contar com um profissional especializado e cuidadoso, a sua higiene for realizada adequadamente, fique muito tranquilo, seu tratamento não oferecerá riscos para os seus dentes.

Mas se a sua higiene for contínua e o uso do kit ortodôntico for disciplinar, o possível aparecimento de manchas será mínimo após o tratamento.

Foto de Dra. Daniela Feu

Dra. Daniela Feu

Cirurgiã Dentista Graduada em Odontologia pela UFES. Especialista em Ortodontia pela UERJ. Mestre e Doutora em Ortodontista (UERJ). Diplomada pelo Board Brasileiro de Ortodontia (BBO). Diretora do Colégio de Diplomados do BBO. Editora associada da Revista Dental Press Journal of Orthodontics (DPJO) e editora da Revista Clinical Orthodontics. @dani_feu