Ozempic: para que serve e quais os cuidados devem ser tomados

Foto de Dra. Gisele Dazzi
Dra. Gisele Dazzi

O Ozempic, medicamento voltado para o tratamento da Diabetes 2, está sendo utilizado em tratamentos de emagrecimento e está em falta no país, após famosos contarem que usam a medicação. A farmacêutica Novo Nordisk, fabricante, reforçou em uma nota que não endossa ou apoia a promoção de informações de caráter off label ou uso para outra indicação que não a aprovada pela Anvisa.

Qualquer medicação sem orientação médica, pode trazer danos pacientes, mesmo porque todas as medicações têm efeitos colaterais, assim é preciso haver um respaldo científico e avaliação criteriosa do paciente para prescrever este tipo medicação para outro fim.

O Ozempic trata Diabetes 2 e reduz a produção de insulina no sangue, que é a proposta do medicamento. Com relação ao emagrecimento, um efeito colateral, o que acontece é o esvaziamento gástrico fazendo com que a digestão fique mais lenta e promova saciedade, e redução de apetite.

Fique atento ao uso indiscriminado pois os efeitos colaterais podem ser desde náuseas e vômitos a alteração na parte gastrointestinal, provocando diarreias e levando a desidratação.

Em casos de alergia, a substância semaglutida – princípio ativo do medicamento – pode causar, por exemplo, problemas no fígado e histórico de carcinoma medular de tireoide.

LEIA TAMBÉM: Os 8 segredos para evitar as infecções de garganta

Foto de Dra. Gisele Dazzi

Dra. Gisele Dazzi

Médica endocrinologista e seu propósito aqui na coluna Vida Saudável é trazer informação e novidades para que você melhore a cada dia sua qualidade de vida. @dragiselelorenzoni