Pare de sofrer: sensibilidade nos dentes tem tratamento

Foto de Dra. Tatiana de Souza e Mello Brandão
Dra. Tatiana de Souza e Mello Brandão

Muitas pessoas reclamam que seus dentes doem quando bebem alguma bebida gelada, ou quando comem algum alimento frio ou doce demais, ou ainda pela própria escovação. E ainda existem algumas pessoas que sentem dor quando bate vento nos dentes, mas acreditem ou não, essa hipersensibilidade à dor pode ser tratada! Nos dentes saudáveis, o tecido poroso chamado dentina está protegido pelas gengivas e pela cobertura de esmalte dos dentes.

Quando se perde esta proteção, canalículos microscópicos na dentina (chamados de túbulos dentinários), permitem que o calor, o frio e outros agentes irritantes sejam transmitidos para o nervo do dente causando a dor. A dentina pode ficar exposta devido a: escovação dental inadequada, retração gengival, fraturas coronárias, restaurações defeituosas, invaginações do esmalte do dente, raspagem radicular ou cirurgia periodontal, trauma oclusal (forças oclusais não balanceadas que causam abrasão do dente, por exemplo), patologias da polpa do dente, e alimentos considerados ácidos. Após o diagnóstico da sensibilidade dentária, o dentista planejará o tratamento de acordo com a severidade do problema, que pode ser resolvido de forma simples com a prescrição de flúor em gel (ou enxaguante bucal que contenha flúor), cremes dentais de baixa abrasividade e orientações acerca da escovação dental utilizando escovas dentais com cerdas macias, até tratamentos realizados no consultório, onde o profissional lançará mão de medicamentos e substâncias que visam a formação de uma barreira na superfície do dente e estimulam a produção de dentina reparadora.

Você sabia que hoje em dia as terapias a laser de baixa potência também se mostraram extremamente efetivas na redução da hipersensibilidade dentinária? Os protocolos para a terapia a laser contra sensibilidade podem variar um pouco, mas dependendo do caso, às vezes são necessárias apenas duas aplicações, com alguns dias de intervalo entre elas. Mas o mais importante para você saber é que o diagnóstico da hipersensibilidade dos dentes deve ser feito de maneira minuciosa, em que dados e informações devem ser colhidos pelo seu dentista de modo a identificar a área sensível. Quanto ao tratamento, já mostramos que ele pode ser feito de várias maneiras, utilizando técnicas com substâncias de dessensibilização de uso profissional ou caseiro e utilizando a tecnologia dos equipamentos à laser.

Nos casos muito severos, os procedimentos restauradores são realizados e, caso não solucionem o problema, o tratamento endodôntico pode ser indicado. Além disso, o paciente deve ser muito bem orientado quanto aos cuidados que ele deve ter em relação ao hábito da escovação dos dentes e o tipo de dieta que ele consome, pois, isso também pode diminuir a possibilidade de apresentar hipersensibilidade dentária.

Foto de Dra. Tatiana de Souza e Mello Brandão

Dra. Tatiana de Souza e Mello Brandão

Cirurgiã Dentista. Especialista em Periodontia. Especialista em Odontologia do Trabalho. @dratatiedrrodrigobrandao