Passeio com as crianças: como evitar estresse nas saídas com os filhos

Foto de Psi. Renata Bedran
Psi. Renata Bedran

Para termos passeios tranquilos com nossos filhos, devemos antecipar para criança, aonde vamos, o que vai acontecer e o que esperamos dela (sua colaboração). Assim, elas conseguem entender mais concretamente e a chance delas agirem como gostaríamos é muito grande. Além disso, devemos ir preparando, avisando com antecedência quando estiver perto do momento de ir embora.

Não adianta somente pedir para criança “quero um bom comportamento”. Muitas vezes ela nem sabe o que é se comportar bem. Por isso é importante descrever para a criança como você quer que ela aja. Precisamos listar para eles o que esperamos do comportamento deles, explicar que mudamos de acordo com o ambiente e as relações assim como mudamos as roupas para ir a eventos e locais diferentes.

Seja objetivo. Sem grandes discursos ou sermões. Ex: “Vamos para a casa da sua avó. Precisamos sentar no sofá. Se quiser pular, pula no chão. E as flores da vovó precisam de cuidado, ande devagar perto delas, ok?” Peça para a criança repetir o que você disse, só para checar que ela ouviu e entendeu tudo. E quando chegar ao ambiente, repita suas falas se for necessário.

Algumas dicas para fazer antes de ir a algum lugar (shopping, supermercado…) em que é mais provável que um “mau comportamento” apareça (não querer ir embora, querer comprar algo): se forem ao shopping, já diga de antemão que irão comprar um presente de aniversário e só.

Se forem ao supermercado diga que vai comprar o que tem na lista e que ela pode escolher 1 fruta e te ajudar a pegar 10 delas para colocar na sacola e depois no carrinho (crianças adoram se sentir úteis e amam ajudar).

Se forem no parquinho, diga que vão ficar um pouco e que devem ir embora juntos(as), quando você solicitar. Eu gosto de ir sinalizando uns 20 min da hora de ir embora, para ir preparando a criança. Assim ela não será pega de surpresa. Crianças tem dificuldade com transição de atividades e gostar de previsibilidade, então é importante ir sinalizando de 5 em 5 min que está perto da hora de ir embora. Na hora de ir, provavelmente ela vai reclamar, afinal quem gosta de parar algo que estava gostando de fazer?

Quando se trata de crianças pequenas (como elas não têm noção de tempo), não adianta falar (só mais cinco minutos, ou daqui a 20 minutos iremos embora), eu tento sempre usar algo mais concreto. Se tiverem no parquinho eu falo que vamos contar até 10 no balanço e que na décima é hora de ir. Ou que depois de mais 5 escorregadas no escorregador iremos embora. Às vezes, coloco uma música e aviso que quando a música acabar é hora de ir.

Mesmo assim, pode ser que aconteça alguma birra, alguma resistência, e isso é normal. Crianças são seres humanos em formação, além disso, podem oscilar de estados emocionais dependendo do dia, assim como nós adultos.

Foto de Psi. Renata Bedran

Psi. Renata Bedran

Psicóloga Clínica e Educadora Parental em Disciplina Positiva. Certificada em Disciplina Positiva pela DPA-USA. Graduada em publicidade e marketing pela Emerson College, Boston, USA. Pós graduada em Psicologia Hospitalar e Pós graduada em Educação Positiva. Trabalha orientando os pais de crianças da primeira infância em como educar os filhos com respeito e empatia. Atua também como psicóloga infantil. @psi.renatabedran