Pasta de dente: 4 passos para escolher a melhor para você

Foto de Dra Letícia Peixoto
Dra Letícia Peixoto

A escolha de um creme dental deve ser realizada com critérios. Mas não é o que acontece na maioria dos casos.

Se você acredita que o melhor creme dental sempre será o mais caro, ou tem o hábito de escolher o produto aleatoriamente, sem considerar as finalidades e os componentes descritos na embalagem, considere o seguinte: com alguns cuidados simples é possível atingir os resultados desejados, de forma mais rápida e sem gastos desnecessários.

Apresento alguns critérios de escolha, de maneira descomplicada, considerando 4 fatores determinantes.

1. Concentração de flúor:

O flúor é um componente importante do creme dental. Ele fortalece os dentes e ajuda a evitar as cáries. Mas o excesso pode ser prejudicial à saúde bucal. Por isso, observe a concentração de flúor descrita na embalagem do produto. A indicação geral é de que a fórmula contenha o mínimo de 1.000 ppm (partes por milhão) de flúor e o máximo de 1.500 ppm.

Em alguns casos específicos, quando o paciente tem propensão a cárie ou apresenta cárie em estágio inicial, pode ser indicado o uso de creme dental com concentração de flúor mais elevada, de até 5000 ppm.

2. Intenção de clarear os dentes:

Alguns cremes dentais prometem o clareamento dos dentes. Os sorrisos brancos estampados nas embalagens alimentam a expectativa de obtenção de ótimos resultados. Ocorre que a ação desses produtos é superficial, ou seja: insuficiente para clarear os dentes de forma eficaz.

O uso desses produtos funciona para fazer a manutenção de clareamentos realizados por dentistas, pois ajuda a evitar a pigmentação do dente por mais tempo. Mas tenha cuidado com o uso excessivo desses cremes dentais, pois eles são mais abrasivos e podem desgastar os dentes.

O tratamento de clareamento mais indicado sempre será o realizado em consultório odontológico ou com supervisão de dentistas.

3. Sensibilidade dentária:

Pessoas com sensibilidade nos dentes podem aliviar a sensação de desconforto ou dor, fazendo uso de produtos indicados para essa finalidade. A pasta de dente para sensibilidade possui agentes que reduzem a sensibilidade dentária. Elas bloqueiam o desconforto ou a dor e também oferecem todos os componentes tradicionais presentes nos cremes dentais comuns.

4. Problemas de gengiva:

O mercado também oferece produtos específicos para pacientes com doenças gengivais, como periodontite e gengivite. Esses produtos ajudam a aliviar os sintomas das doenças gengivais, além de prevenir a formação de tártaro e placa bacteriana.

Dessa forma, quando for escolher seu creme dental tenha em mente o seguinte:

– [ ] Você não precisa usar o mesmo creme dental sempre;

– [ ] Escolha um produto que ofereça soluções para os seus problemas ou que satisfaça seus objetivos específicos, considerando as informações e indicações registradas nas embalagens;

– [ ] Se não estiver com cárie, sensibilidade ou não apresentar problemas gengivais, opte por cremes dentais de fabricantes tradicionais, com custo médio, que não sejam abrasivos e que atendam ao seu paladar;

– [ ] Não caia na promessa da conquista de dentes brancos com escovação. O clareamento eficaz só será alcançado com a intervenção técnica e especializada de um dentista.

LEIA TAMBÉM: Barulho no ambiente de trabalho: como proteger minha audição?

Foto de Dra Letícia Peixoto

Dra Letícia Peixoto

Doutora em Dentística, Mestre em Clínica Odontológica, Especialista em Prótese Dentária. Profa da Universidade Federal do Espírito Santo. @dra.leticiapeixoto