Otimismo: pensar positivo interfere na saúde do seu coração

Foto de Dra. Tatiane Mascarenhas Santiago Emerich
Dra. Tatiane Mascarenhas Santiago Emerich

Otimismo está relacionado a saúde mental e faz bem ao coração. Quem está de bem com a vida tem hábitos mais saudáveis, pratica mais atividade física, faz boas escolhas alimentares, tem menor chance de fumar, a ciência comprova isso.

E nós, já sabemos, que grande parte do risco de desenvolver doenças do coração está ligado a hábitos de vida, logo “pensar positivo” tem reflexo direto na saúde cardiovascular.

Prestar atenção nos aspectos emocionais e mentais da vida é de extrema importância. Você enxerga o copo meio cheio ou meio vazio? A forma com que cada pessoa lida com as questões e traumas do dia a dia podem gerar stress crônico e aumentar o risco cardiovascular, sentimentos não devem ser negligenciados.

O Brasil é considerado um dos países com um dos maiores índices de casos de ansiedade. A preocupação constante e os pensamentos negativos levam inclusive a sintomas físicos como aceleração do coração, taquicardia. Além disso, alteram a qualidade do sono, aumenta o risco de desenvolver hipertensão.

Buscar ajuda profissional para atingir o bem-estar mental é cuidar do coração. Desenvolver a resiliência reduz a reposta ao estresse no organismo, contribuindo para a saúde cardiovascular.

Pensamento e atitude positiva, se ainda não consegue ter essa postura, comece a sua busca agora.

LEIA TAMBÉM: Fortaleça sua coluna vertebral e envelheça com saúde!

Foto de Dra. Tatiane Mascarenhas Santiago Emerich

Dra. Tatiane Mascarenhas Santiago Emerich

Médica pela Escola de Medicina da Santa Casa de Vitória. Residência em Clínica médica pela Santa Casa de São Paulo. Residência em cardiologia e ecocardiografia pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia de São Paulo. Titulo de especialista em cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. Título em área de atuação em Ecocaridografia pelo Departamento de Imagem Cardiovascular - SBC. Presidente da SBC ES 2020/21. Caridologista e Ecocardiografista do Centrocor e CDC. @tatianeemerich