Perder peso para o verão: ainda dá tempo?

Foto de Dra. Gisele Dazzi
Dra. Gisele Dazzi

Faltam poucos dias para o início do verão e quem não quer sentir-se bem na hora de colocar o biquíni? O tempo é curto, mas ainda dá tempo de perder aqueles quilinhos a mais conquistados durante o ano. Um acompanhamento com profissional qualificado, muita disciplina, dieta balanceada e atividade física são os segredos para se conseguir um bom resultado. Dentro desse processo é muito importante entendermos que existe diferença entre emagrecer e perder peso. A perda de peso pressupões a diminuição total de quilos do corpo, mas não indica, necessariamente, que a pessoa emagreceu, uma vez que a perde peso proveniente de água ou massa magra (músculos). Perder peso dessa forma faz reduzir os números na balança, mas nem sempre está associado a um processo que entendemos com saudável. Por outro lado, o emagrecimento saudável pressupõe a redução da gordura corporal e preservação ou ganho de massa magra. Devemos lembrar sempre da hidratação corporal que é de extrema importância também para o processo de emagrecimento.

O tipo dieta é muito variável e deve ser avaliada individualmente. As dietas muito restritivas ou aquelas que restringem algum grupo alimentar, como carboidratos, podem estar associadas a perda de água corporal, de massa magra, deficiências nutricionais e prejuízos no sistema imunológico e devem ser monitoradas pelo profissional de saúde e indicadas somente quando necessário.

O emagrecimento saudável deve ser planejado para perdas de 0,5 a um quilo por semana, ou três a quarto quilos por mês. Considerando um prazo de um a dois meses, seria possível um emagrecimento de quatro a oito quilos.

E existe algum alimento ou medicamento que possa acelerar o metabolismo e consequentemente a perda de peso? Não, não existe. A perda de peso se dá pelo déficit calórico. Ou seja, o valor calórico ingerido deve ser inferior ao gasto energético. Porém, alguns hábitos podem ajudar como manter-se hidratado ao longo do dia. Uma maneira fácil e prática de saber o quanto de água você precisa é multiplicando seu peso por 35. O resultado será a quantidade de água necessária, por ml, a ser ingerida por dia. Dar preferência a alimentos contendo fibras, como as farinhas e grãos integrais, além de frutas inteiras e com casca, vegetais crus, aveia, quinoa, linhaça, entre outros. O consume desses alimentos prolongam a saciedade e podem contribuir para uma menos ingestão calórica ao longo do dia. Incluir fontes de proteínas saudáveis, provenientes das carnes magras, peixes e ovos. Para quem segue uma alimentação vegetariana, pode optar pelo ovo (caso inclua tofu, e leguminosas como feijão, soja, ervilha, grão-de-bico). O aumento do consume de proteína na dieta ajuda a dar mais saciedade e também na manutenção da massa magra, processo fundamental na perda de peso.

Além de uma alimentação balanceada não podemos esquecer jamais da atividade física; ela é fundamental para uma perda de peso saudável já que buscamos uma perda maior de gordura corporal e um ganho ou manutenção de massa magra. Associar uma atividade cardiometabólica (como caminhadas, corrida, andar de bicicleta) a uma atividade resistida (academia, treinamento funcional) é a melhor opção.

Portanto, se inciarmos hoje ainda, nosso projeto verão saudável 2023 haverá tempo para conseguir nossos objetivos. Lembrar sempre, porém, que o ideal é mantermos uma alimentação equilibrada e prática regular de atividade física durante todo o ano e durante toda a vida!

Foto de Dra. Gisele Dazzi

Dra. Gisele Dazzi

Médica endocrinologista e seu propósito aqui na coluna Vida Saudável é trazer informação e novidades para que você melhore a cada dia sua qualidade de vida. @dragiselelorenzoni