Pesquisa revela principal causa do bullying na escola

Foto de Dra. Flávia Gama
Dra. Flávia Gama

Em um trabalho realizado em Amã, capital da Jordânia, e publicado em uma das principais revistas odontológicas do mundo, foram estudados os principais motivos do Bullying, em diversos colégios da cidade, contemplando uma amostra de 920 crianças da sexta série de vários colégios da cidade. A prevalência de bullying foi de 47%, sendo maior nos meninos do que nas meninas.

Características dentárias estavam no topo da lista. Problemas relacionados às posições dos dentes eram o NÚMERO 1 alvo do bullying, ficando à frente de características como peso e altura. Segundo pesquisadores ingleses, que também publicaram estatísticas sobre o assunto, as características dentárias não só aparecem no topo da lista dos motivos de bullying, como também são os insultos mais dolorosos.

Dentre as características citadas nas pesquisas temos 5 principais:

1- Diastema (espaço entre os dentes);

2- Dentes posicionados muito para frente;

3- Dentes encavalados;

4- Mordida aberta anterior;

5- Mandíbula muito pequena ou muito grande.

Há também uma recente pesquisa brasileira, em que os autores observaram que existe uma associação entre a qualidade de vida relacionada a saúde bucal e o bullying. Por exemplo, adolescentes sofrendo as consequências negativas oriundas de bullying foram três vezes mais propensos a ter qualidade de vida ruim nesse aspecto. Ou seja, está mais que provado que o problema está no mundo todo! BULLYING NÃO É FRESCURA!

Vítimas que foram acompanhadas da infância até a idade adulta tiveram um maior risco para problemas mentais, ansiedade e depressão, assim como relatos de pior saúde geral, mais dor corporal e recuperação mais lenta de doenças. Além disso, as vítimas apresentavam nível educacional mais baixo, eram piores em administração financeira e ganhavam menos do que seus pares. Ou seja, as consequências vão muito além da chateação de ser importunado e mexem com a saúde de maneira geral.

POSSO CORRIGIR OS DENTES AINDA NA INFÂNCIA?

Em casos de bullying, podemos e devemos corrigir o que leva a criança a ser vítima do problema. O tratamento deve ter como alvo a correção do que leva ao desconforto. Devemos ter um olhar sensível e atento para o assunto, para o que a criança fala, ouvir de verdade o que as incomoda e de que se queixam.

O bullying será uma INDICAÇÃO para correções ortodônticas. Lembrando que não há nenhuma contra indicação para as correções de dentes na dentição mista, quando dentes de leite estão misturados com permanentes (exatamente o que temos na idade escolar).

Pra melhorar, hoje contamos com tecnologias como os alinhadores ortodônticos, que são muito estéticos e não expõem a criança a mais um problema, que seria o de colocar braquetes metálicos nos dentes. Existem modalidades específicas desse tipo de tratamento para os pequenos. Definitivamente não vale a pena adiar se seu filho já descreveu algo do tipo!

Foto de Dra. Flávia Gama

Dra. Flávia Gama

Cirurgiã-dentista. Especialista em Ortodontia. Mestre em Radiologia e Habilitada em Laserterapia. @flaviagama.orto