Pessoas que usam medicamentos para tratar a osteoporose podem realizar cirurgias odontológicas?

Foto de Dra. Martha Salim
Dra. Martha Salim

A cada dia mais pacientes da terceira idade que estão em tratamento de osteoporose procuram tratamentos odontológicos como os implantes dentários. Mas essas pessoas que usam medicações que bloqueiam a perda óssea do corpo podem desenvolver um quadro denominado “osteonecrose dos maxilares induzida por medicamentos”, condição que pode ser desenvolvida pelo uso de drogas indicadas para o tratamento de pacientes com osteoporose ou também pessoas tratam de tumores malignos. Muitos desses medicamentos são prescritos sem uma orientação adequado aos pacientes podendo causar transtornos importantes sobre a saúde bucal.

Para pacientes que já iniciaram esse tratamento e necessitam de procedimentos odontológicos, estes devem ser executados com o mínimo de trauma possível e associada a técnicas que ajudem na cicatrização das cirurgias bucais.

Cada paciente deve ser avaliado individualmente em relação ao risco de desenvolver a osteonecrose dos maxilares, levando-se em consideração o tipo de droga, tempo de uso a condição de saúde.

Por isso é muito importante que antes do paciente iniciar a terapia com esses medicamentos, fosse encaminhado para dentista para avaliação da saúde bucal.

Foto de Dra. Martha Salim

Dra. Martha Salim

Doutorado em Cirurgia Bucomaxilofacial (UNESP); Mestrado em Patologia Bucodental (UFF); Especialização em Cirurgia Bucomaxilofacial (UERJ); Capacitação em Odontologia Do Sono; Capacitação em Sedação com ÓXido Nitroso; Graduação em Odontologia (UFES); Atua como professora de Cirurgia Bucomaxilofacial da UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial. Revisora Científica das Revistas: Journal of the Brazilian College of Oral and Maxillofacial Surgery (JBCOMS) e Brazilian Dental Science (BDS). Autora dos livros "Cirurgia Bucomaxilofacial: diagnóstico e tratamento" (1 e 2 edições), Anestesia Local e Geral na Prática Odontológica, além de colaborar com 38 capítulos de livros e artigos científicos publicados. @dramarthasalim