Por que sentimos que a semana demora a passar?

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Angela Camargo

Vou te fazer a seguinte pergunta! Você já se pegou pensando, no meio da semana, em uma situação como essa? “Hoje eu não estava bem no trabalho! Ou, “essa semana está demorando a passar”. Essas frases soam familiares para você? Se sim, não se sinta sozinho neste sentimento.

Segundo os dados da Gallup (empresa americana especializada em estudo sobre o engajamento) 85% dos trabalhadores estão desengajados. Isso significa que os trabalhadores não têm tanta vontade e quando estão no trabalho não estão totalmente focados e nem fazendo o melhor que conseguiriam fazer.

Se comparássemos o trabalho com uma refeição poderíamos dizer que falta de engajamento se equivale a falta do tempero. Mas calma, isso tem solução.

Estar desengajado tem relação com o próprio ambiente de trabalho. Pode ser que você não se sinta pertencente ou valorizado no seu trabalho ou que a cultura da empresa que você trabalha não seja acolhedora ou grande estimuladora do protagonismo dos colaboradores.

Quando esse tipo de empresa precisa contratar encontra muita dificuldade de reter pessoas que realmente se dedicam ao que fazem, que vestem a camisa da empresa.

E por que isso acontece?

Hoje em dia, por incrível que possa parecer, o salário não é mais o único atrativo para os melhores talentos. A procura vai muito além da questão econômica, porque isso toda empresa paga bem para pessoas talentosas. Essas se preocupam com os benefícios que terão quando se candidatam à vaga.

Passa na frente e consegue reter os maiores talentos as empresas que proporcionam mais do que o salário. É o famoso “employee experience”, ou “experiencia do trabalhador”, que aos poucos passa a ser entendido como necessidade aqui no Brasil e não mero deleite.

Empresas que investem no bem-estar do colaborador ganha 5x mais do que outra empresa que não investe, de “employee experience” (dados da Gallup). Empresas que cuidam do bem-estar do colaborador já estão fazendo diferença neste cenário.

Se o empresário tem essa cultura de proporcionar uma experiência positiva, o que o colaborador deve dar em troca?

Da mesma forma que o trabalhador quer mais, esse empresário também já não aceita o colaborador que só faz o que é mandado. Esses são os primeiros a serem cortados em uma oportunidade.

Fazer mais do que esperado, ter cuidado com a fala, com a equipe, pensar no coletivo e não só no próprio trabalho, se envolver com a equipe, manter sua posição e valores, entender e fazer valer os da empresa, ser proativo, trazer a solução, agregar, somar ao time e à empresa. Esse tipo de trabalhador fica e cresce, isso é o que se busca do trabalhador.

Tudo é questão de equilíbrio, estando a empresa com uma cultura de valorizar o seu colaborador, proporcionando um bem-estar além do pagamento do salário consequentemente atrairá os melhores talentos, que por sua vez também fará com que os colaboradores sejam mais produtivos o que RESULTARÁ em um melhor resultado e engajamento do time.

É o famoso ganha-ganha! Então, você como colaborador não espere ninguém de pedir: faça e dando o seu melhor e você como empregador: invista em seu time! Assim, ganha a empresa, ganha os colaboradores e ganha o mundo com pessoas engajadas, felizes e próperas!

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Angela Camargo

Sócia fundadora da 4U – Startup de bem-estar físico e mental. Pós-Graduada em Neurociências e Comportamento pela PUC-RS. Doutoranda pela PUC SP. Master e Licenciada pela StarEdge dos cursos Avatar de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal no Brasil e nos EUA. Advogada Tributarista e Mestre em Garantias e Direitos Fundamentais. Prof. de cursos profissionalizantes sobre comportamento, empreendedorismo jurídico e inteligência emocional. @4uinteligenciaemocional