Por que os dentes doem quando o aparelho é ativado?

Foto de Dra. Daniela Feu
Dra. Daniela Feu

A dor dentária causada pelo uso do aparelho ortodôntico, seja ele fixo ou alinhador, está relacionada à pressão sobre o ligamento ao redor do dente.

Essa pressão é o que faz o dente se movimentar e isso vai gerar certo desconforto nos dias que sucedem a manutenção do aparelho fixo ou a troca do alinhador ortodôntico. Porém, existem algumas medidas a serem tomadas para inibir esse tipo de desconforto.

Como aliviar a dor do aparelho?

Quem já utilizou aparelho ortodôntico sabe o quanto a manutenção mensal ou a troca dos alinhadores pode ser desconfortável e algumas vezes dolorosa. Esse procedimento, muito importante para o alinhamento dentário, visa fazer as correções necessárias. Para isso, o dentista ajusta o aparelho nos dentes que precisam ser realinhados.

Essa manutenção necessária pode causar incômodos variados. Por estar sob pressão, o ligamento que circunda o dente irá sofrer um ligeiro deslocamento. Essa dinâmica é a principal responsável pela dor, sobretudo durante a mastigação nas refeições, podendo também ocorrer em repouso.

Apesar do evidente desconforto, essa dor é comum e faz parte do processo de remodelação óssea durante a movimentação dentária. Esse incômodo pode refletir em outras regiões próximas à boca. É o caso da cervical e até mesmo da cabeça. O desconforto, nesse caso, também é relativo à mordida incorreta e à pressão do aparelho ortodôntico sobre os dentes, ainda, irregulares.

Felizmente, existem medidas a serem seguidas para aliviar a dor do aparelho. Você pode conferi-las a seguir.

Dicas para aliviar a dor

1. Ingestão de alimentos macios: a mastigação é uma das principais causas desse tipo de desconforto. Por isso, optar por comidas moles nos três primeiros dias após a manutenção é uma forma eficaz de aliviar a dor do aparelho. A dieta baseada em sopas, purês, iogurtes e vitaminas pode ser estendida até a diminuição da dor nos dentes, já que não exigem grandes esforços na mastigação.

2. Alívio por gelo: uma das maneiras mais certeiras para a diminuição do quadro de desconforto é chupar gelo. Esse recurso é um analgésico natural que alivia dores e diminui inflamações. Alimentos gelados, como sorvetes, também contribuem significativamente para o bem-estar do paciente.

3. Não consumir alimentos e bebidas ácidas: o ácido cítrico presente em alguns alimentos e bebidas propicia um aumento no desconforto, sobretudo quando há presença de feridas. O contato do machucado com o ácido proporciona ardência e irritação. Portanto, recomenda-se evitar esse tipo de ingestão durante os primeiros dias após a manutenção do ortodontista.

4. Uso de medicamentos: essa é uma forma utilizada em casos persistência da dor. Tomar analgésicos pode auxiliar no controle desse desconforto. Nestes casos, recomenda-se sempre de consultar o seu dentista sobre qual tipo de medicação é indicada para seu caso específico. A prescrição deve ser individualizada para sua condição de saúde geral.

5. Mascar chicletes: essa é uma opção que pode ser usada apenas para os pacientes que fazer tratamento ortodôntico com alinhadores. Mascar chicletes aumenta a irrigação de sangue na região, reduzindo a presença de agentes inflamatórios e aliviando bastante o desconforto. Só se deve mascar chicletes sem os alinhadores e nunca custa lembrar que quem usa aparelho fixo não deve usar esse truque.

6. Uso de laser: o laser de baixa potência poderá aliviar as dores sem o uso de analgésicos e é indicado para o controle desses desconfortos. Se seu ortodontista for habilitado, usa seção de laser poderá ser muito útil caso você tenha alguma festa ou viagem logo após a ativação do seu aparelho ou quando um dente em específico está mais dolorido.

Seu ortodontista poderá individualizar as recomendações de acordo com o aparelho utilizado e também com o tipo de movimentação que está ocorrendo. Como dor é uma percepção subjetiva, não deixe de compartilhar com ele a frequência e a intensidade do desconforto que você sente.

LEIA TAMBÉM: Queimaduras por água-viva? Quais os sintomas e como tratar

Foto de Dra. Daniela Feu

Dra. Daniela Feu

Cirurgiã Dentista Graduada em Odontologia pela UFES. Especialista em Ortodontia pela UERJ. Mestre e Doutora em Ortodontista (UERJ). Diplomada pelo Board Brasileiro de Ortodontia (BBO). Diretora do Colégio de Diplomados do BBO. Editora associada da Revista Dental Press Journal of Orthodontics (DPJO) e editora da Revista Clinical Orthodontics. @dani_feu