Qual a melhor contenção para os seus dentes?

Foto de Dra. Daniela Feu
Dra. Daniela Feu

Contenção ortodôntica fixa é o dispositivo que estabiliza e mantém os dentes em posição após a retirada do aparelho ortodôntico, seja ele fixo ou alinhador. Mais comumente utilizamos esse tipo de contenção nos dentes anteriores da arcada inferior, ou seja, os incisivos inferiores, porque eles costumam sair da posição com certa facilidade. Isso acontece porque as raízes desses dentes são curtas, finas e circulares, e o osso de sustentação na região desses dentes é mais poroso, por isso eles são movimentados pela ação de forças leves, que não são suficientes para movimentar os outros dentes da arcada dentária. É como uma árvore frondosa, com raiz pequena e fina que foi plantada em solo arenoso e pobre: qualquer vento será capaz de tirá-la do lugar, concordam? Por isso, o uso de contenção fixa inferior é padrão para a maioria dos ortodontistas.

A contenção é feita com um fio de aço bem fino colado nas faces linguais dos dentes, ou seja, nas faces internas. Assim, temos a certeza de que nenhum dente sairá da posição. Ao mesmo tempo, o dispositivo fica totalmente invisível.

Temos a opção de trabalhar com a contenção ortodôntica reta ou com a higiênica. Cada uma tem as suas vantagens e vou explicar isso direitinho para vocês:

A contenção ortodôntica reta é a mais simples. Um segmento de fio ortodôntico de aço é adaptado internamente às faces linguais dos dentes inferiores. O fio vai horizontalmente de um canino ao outro e é colada com resina composta, a mesma que usamos para colar os braquetes ou confeccionar os attachments que prendem os alinhadores.

Em relação à higienização, é importante lembrar que a contenção reta impede a passagem normal do fio dental por isso, é necessário usar um passa-fio ou um fio dental com ponta rígida para conduzir o fio entre os dentes e por baixo da contenção. Com isso, evita-se a formação de tártaro e a inflamação gengival. Esta contenção é mais simples de confeccionar e, normalmente, mais confortável para o paciente, pois fica bem justa nos dentes.

A contenção higiênica foi desenvolvida para permitir a passagem do fio dental normalmente, sem necessidade de passa-fio. Essa contenção também é confeccionada com fio de aço ortodôntico, mas com um desenho ondulado. O fio desce na direção da gengiva nos intervalos entre os dentes e depois sobe para o ponto onde será colada. Dessa forma, o fio dental pode ser usado da maneira tradicional sem dificuldade. Mas a contenção higiênica pode ser menos confortável por conta do desenho ondulado que pode incomodar a língua. Essa contenção pode reter mais resíduos de alimentos que a reta. Ou seja, é higiênica por ser mais fácil de limpar com fio dental, mas pelo seu desenho, acaba prendendo mais resíduos alimentares.

O mais importante é utilizar a contenção que mais se adapta ao seu estilo de vida, sua higiene e conforto. Lembre-se que fazer uma manutenção anual com limpeza, recolagem e até substituição dessa barra com seu ortodontista é super importante. Recomendo meus pacientes fazer sua limpeza e monitoramento com dentista clínico uma vez por ano e a segunda vez comigo: além de limpar e trocar a barra quando necessário, faço o escaneamento intra-oral para detectar possíveis pontos de movimentação indesejada e recidiva, monitoro a presença de desgastes dentais e/ou nas restaurações, retrações gengivais e sinais de bruxismo entre outras coisas, assim garanto a saúde dos dentes e sua estabilidade, para que o paciente não precise refazer seu tratamento ortodôntico nunca mais!

Foto de Dra. Daniela Feu

Dra. Daniela Feu

Cirurgiã Dentista Graduada em Odontologia pela UFES. Especialista em Ortodontia pela UERJ. Mestre e Doutora em Ortodontista (UERJ). Diplomada pelo Board Brasileiro de Ortodontia (BBO). Diretora do Colégio de Diplomados do BBO. Editora associada da Revista Dental Press Journal of Orthodontics (DPJO) e editora da Revista Clinical Orthodontics. @dani_feu