Queda de cabelo: quais os tipos e as principais causas

Foto de Dra. Ana Flávia Lemos
Dra. Ana Flávia Lemos

A calvície causada pela alopécia androgenética é uma das principais causas da queda de cabelos, principalmente em homens (fator genético), porém existem outros problemas que causam a perda dos fios, tanto nos homens como nas mulheres. É fundamental descobrir a causa o quanto antes para tratar com eficiência a queda de cabelo. Para isso tem que ser feita uma investigação do diagnóstico e, através de exames específicos em que se consegue observar qualquer desordem, tanto no couro cabeludo como nos fios, poder oferecer o melhor e mais adequado tratamento para o paciente.

Uma vez que existem vários tipos e problemas que podem desencadear a queda de cabelo, como no pós-covid, por exemplo, em que uma entre cada cinco pacientes no consultório médico enfrentam o problema ocasionado pela doença.

Fatores e doenças que causam a perda capilar, podem ser desencadeados por uma experiência traumática pela perda de um ente querido, provocando o Transtorno de Estresse Agudo (TEA), promovendo distúrbios psicológicos e afetando várias partes do corpo. O Lúpus, uma doença autoimune que ataca o sistema imunológico, pode ocasionar a queda acentuada de cabelo e o afinamento dos fios.

O Desequilíbrio Hormonal que ocorre em vários estágios da vida da mulher entre a puberdade e a menopausa também mexe na estrutura capilar. A Líquen Plano, uma doença inflamatória que afeta a pele, as unhas e o couro cabeludo. Assim como a depressão que provoca o estresse emocional, a dengue, a anemia e até o alto colesterol, entre outras doenças e infinidades de causas.

Outro fator é a má alimentação que pode influenciar e muito, além da queda, no embranquecimento dos fios, por conta do aumento do colesterol, resultado de uma dieta rica em gordura e pobre em nutrientes. Para ter um cabelo saudável, a dieta precisa ser disciplinada, até mesmo porque a produção dos fios se dá a partir de minerais, ferro e aminoácidos para construção da queratina.

Apostar em alimentos saudáveis, como fonte de proteínas, vitaminas e minerais, ajuda no crescimento e desenvolvimento dos fios. Portanto, o consumo de ovos, cenoura, sementes e oleaginosas, feijão, frutas, verduras e peixes aumentam a probabilidade de ter um cabelo saudável.

Em sua maioria, a queda de cabelo surge devido ao processo de envelhecimento, à predisposição hereditária e a um quadro chamado de alopecia androgenética, mas também pode estar ligada a outras causas. A consulta com dermatologista profissional que cuida desse problema de saúde, é essencial para o diagnóstico e tratamento correto.

Confira algumas possíveis causas:
1. Genética (alopecia)

2. Síndrome metabólica: A síndrome metabólica é a junção de problemas como diabetes, hipertensão, obesidade e triglicérides altos.

3. Tabagismo

4. Anemia

5. Problemas intestinais

6. Doenças renais crônicas

7. Sífilis

8. Infecção por fungos

9. Síndrome do Ovário Policístico (SOP)

10. Disfunções da tireoide

11. Covid-19

12. Estresse crônico

13. Doenças autoimunes

14. Falta de nutrientes

15. Estresse e ansiedade

16. Menopausa e andropausa

17. Período pós-parto

18. Uso de produtos químicos no cabelo, como pintura e alisamento

19. Vários tipos de medicamentos como varfarina, heparina, propiltiouracila, carbimazol, vitamina A, isotretinoína, acitretina, lítio, betabloqueadores, colchicina, anfetaminas e medicamentos contra o câncer

20. Inflamação no couro cabeludo

21. Uso de penteados que “puxam” muito a raiz do cabelo (alopecia por tração)

22. Lúpus

23. Líquen plano

Foto de Dra. Ana Flávia Lemos

Dra. Ana Flávia Lemos

Médica Dermatologista. @anaflavialemos_dermato