Queimaduras por água-viva? Quais os sintomas e como tratar

Foto de Dra. Priscila Passamani
Dra. Priscila Passamani

Durante a temporada de dias quentes e de praia se tornam mais frequentes os casos de queimaduras de água-viva. As águas-vivas são animais marinhos chamados de cnidários. Possuem pequenos tentáculos que contêm células urticantes (nematocistos), que queimam em contato com a pele, podendo causar queimaduras dolorosas.

Em decorrência das toxinas presentes nos tentáculos, a exposição a eles pode levar a uma série de sintomas, incluindo dor, coceira, inchaço e vermelhidão. Raramente ocorrem quadros mais graves como náuseas, vômitos, manifestações cardíacas ou respiratórias.

Embora as queimaduras por água-viva geralmente não sejam graves, é importante saber como tratá-las corretamente para minimizar o desconforto e acelerar a recuperação.

Confira algumas etapas que você pode seguir para tratar uma queimadura por água-viva:

Remova os tentáculos: O primeiro passo para tratar uma queimadura por água-viva é remover os tentáculos caso ainda estejam presos na pele, preferencialmente lavando imediatamente com a água do mar. É importante ter cuidado para não tocar nos tentáculos com as mãos nuas, pois isso pode fazer com que mais veneno seja liberado.

Lave a área afetada: Depois de remover os tentáculos, use água salgada em vez de água doce, pois a água doce agrava a queimadura. Lave a área afetada por pelo menos 15 minutos, certificando-se de que toda a pele esteja limpa.

Aplique vinagre: Depois de lavar a área afetada, você pode aplicar vinagre para neutralizar o veneno restante. O vinagre possui a capacidade de neutralizar a sensação de desconforto no local. Mergulhe a área afetada em uma solução de vinagre diluído em água ou faça uma pasta de bicarbonato de sódio e água e aplique na área afetada. Deixe a solução agir por cerca de 15 minutos e depois lave a área com água limpa.

Alivie a dor: Para aliviar a dor, você pode aplicar compressas frias na área afetada ou tomar analgésicos de venda livre, como ibuprofeno ou paracetamol. Você também pode aplicar uma pomada tópica para queimaduras leves ou loção de calamina para ajudar a reduzir a coceira e o inchaço.

Procure ajuda médica: Se a queimadura for grave ou se os sintomas persistirem por mais de alguns dias, procure ajuda médica. O médico pode prescrever um medicamento mais forte para a dor ou uma pomada tópica para ajudar na cicatrização da pele.

Vale destacar que não devem ser aplicadas substâncias sem indicação médica, nem tocar em águas vivas mortas na beira da praia, pois os animais ainda podem causar acidentes.

LEIA TAMBÉM: Conheça alguns mitos da alimentação saudável

Foto de Dra. Priscila Passamani

Dra. Priscila Passamani

Médica e Cirurgiã Dentista. Atuou como Professora Adjunta de Anatomia na UFES e Dermatologia na Santa Casa do Rio de Janeiro. Dermatologista Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia SBD. Sócia Fundadora Centro Médico Shopping Vitória e Sócia Fundadora Dermaskin - Centro Estético Shopping Vitoria. @drapriscilapassamani