Saiba por que a 1ª consulta das meninas com o ortodontista deve ser mais cedo

Foto de Dra. Daniela Feu
Dra. Daniela Feu

Você sabia que muitas vezes pode ser necessário iniciar o tratamento ortodôntico das meninas primeiro? Acontece que, além das trocas dentárias, os ossos da face também estão se modificando muito durante esse período porque eles estão crescendo. E a fase que a criança mais cresce, conhecida como “surto de crescimento puberal”, é diferente entre as meninas e os meninos!

Essa é a fase que a maioria dos aparelhos de modificação do crescimento devem ser iniciados, e as meninas começam a crescer primeiro e também cessam o crescimento mais precocemente que os meninos! Vocês já sabiam disso?

Existe uma diferença de uns dois anos em relação ao início do surto de crescimento puberal das meninas em relação aos meninos. Por isso muitas vezes as meninas devem ser tratadas mais precocemente do que os meninos, principalmente, quando há essas desarmonias esqueléticas, ou seja, quando os ossos da face estão crescendo em descompasso.

Muita gente acredita que existe uma idade certa para começar esse processo de crescimento acelerado: por volta dos 10 anos, 11, ou 12 anos em média? Na verdade, não existe um padrão cronológico exato e, para cada criança essa fase vai acontecer numa época diferente, a depender da alimentação dela, peso corporal, clima, padrões hereditários, entre outros fatores de influência.

Por isso não se pode ficar esperando uma idade certa, ou a troca dos dentes, ou qualquer outro momento pré-estabelecido. Uma primeira consulta com o ortodontista ainda na infância vai, não só identificar se há algum problema ortodôntico, mas também em qual época o crescimento vai acelerar ou se existem indícios de puberdade precoce ou problemas de crescimento em estatura.

Por isso, os pais devem estar atentos para não perder a “janela de oportunidade ideal” para realizar o tratamento, que é muito importante na infância, enquanto a criança cresce. E, para que tudo se torne mais simples, dependemos totalmente de vocês para que tragam seu pequeno para realizar a 1ª consulta com Ortodontista o mais precoce possível, o ideal por volta dos sete anos de idade. Não vale a pena adiar!

LEIA TAMBÉM: Morte súbita é igual a infarto? Entenda

Foto de Dra. Daniela Feu

Dra. Daniela Feu

Cirurgiã Dentista Graduada em Odontologia pela UFES. Especialista em Ortodontia pela UERJ. Mestre e Doutora em Ortodontista (UERJ). Diplomada pelo Board Brasileiro de Ortodontia (BBO). Diretora do Colégio de Diplomados do BBO. Editora associada da Revista Dental Press Journal of Orthodontics (DPJO) e editora da Revista Clinical Orthodontics. @dani_feu