Saúde bucal das mulheres: quando é preciso ter mais atenção?

Foto de Dra. Martha Salim
Dra. Martha Salim

Sabemos que a saúde bucal interfere diretamente na saúde geral de cada um de nós, entretanto as mulheres podem sofrer ainda mais e necessitar mais atenção e cuidados em relação aos problemas bucais.

As mudanças nos níveis de hormônio das mulheres fazem com que elas sejam mais propensas a desenvolver várias doenças. As variações nos níveis hormonais que ocorrem na puberdade, na menstruação e gravidez tornam as gengivas mais sensíveis à presença da placa bacteriana. Os problemas periodontais podem levar a perdas dentais e até mesmo problemas mais graves quando da disseminação da infecção pela corrente circulatória.

Durante o período menstrual, algumas mulheres podem notar sangramentos gengivais. Os anticoncepcionais orais podem potencializar a resposta de inflamação da gengiva em pacientes que apresentem índices de placa e cálculo gengival.

Já durante a gravidez é mais comum que se desenvolva a inflamações na gengivite e até lesões proliferativas reacionais, por isso torna-se tão importante o acompanhamento odontológico das gestantes.

Em uma fase mais avançada, as mulheres que estão na menopausa podem notar gengiva mais avermelhada e inflamada, além de sensação de desconforto, de ardência e boca seca.

Muitas pesquisas mostram uma relação da osteoporose e a doença periodontal acelerando o processo de perda de estrutura óssea ao redor dos dentes. O uso de medicações para o tratamento da osteopenia e/ou osteoporose (bisfosfonatos e drogas antireabsosortivas) podem provocar comprometimento e necrose óssea conhecida como Osteonecrose dos Maxilares Relacionados com Medicamentos (OMRM), por isso nesse período é importante manter cuidados odontológicos regulares.

Além disso, muitas mulheres são frequentemente acometidas por condições relacionadas ao estresse causado pelo acúmulo de atividades como a dupla jornada de trabalho. São exemplos os hábitos para-funcionais, bruxismo e DTM (distúrbios da articulação temporomandibular).
Realmente temos muitos motivos para comemorar nosso dia, afinal não é fácil sermos mulheres, mas exercemos nossa função com maestria.

LEIA TAMBÉM: Saiba como descomplicar a vida e ser mais feliz

Foto de Dra. Martha Salim

Dra. Martha Salim

Doutorado em Cirurgia Bucomaxilofacial (UNESP); Mestrado em Patologia Bucodental (UFF); Especialização em Cirurgia Bucomaxilofacial (UERJ); Capacitação em Odontologia Do Sono; Capacitação em Sedação com ÓXido Nitroso; Graduação em Odontologia (UFES); Atua como professora de Cirurgia Bucomaxilofacial da UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial. Revisora Científica das Revistas: Journal of the Brazilian College of Oral and Maxillofacial Surgery (JBCOMS) e Brazilian Dental Science (BDS). Autora dos livros "Cirurgia Bucomaxilofacial: diagnóstico e tratamento" (1 e 2 edições), Anestesia Local e Geral na Prática Odontológica, além de colaborar com 38 capítulos de livros e artigos científicos publicados. @dramarthasalim