Se você quer um time de alta performance, transforme essas 5 atitudes em hábitos

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Já aconteceu de você dar o seu melhor no trabalho, mas sentir que o ambiente e o comportamento das pessoas ao seu redor não ajudam para uma melhor performance da equipe?

É claro que para viver em harmonia em todos os aspectos de sua vida, você deve primeiramente cuidar de você: manter seu bem-estar em dia, se dedicar ao autoconhecimento, desenvolver inteligência emocional.

Se você quer se relacionar bem com as pessoas e trabalhar em time, é isso que você precisa construir em primeiro lugar.

Mas o que ninguém havia te contado é que um grupo em que todas as pessoas separadamente apresentam bons níveis de inteligência emocional não necessariamente resultará em um grupo com inteligência emocional. Em outras palavras: ter colegas de trabalho com bons niveis de inteligencia emocional não quer dizer que o time vai trabalhar bem junto, que vai responder construtivamente a situações desconfortáveis, que vai ter confiança mútua para manusear as emoções do grupo.

É por isso que para ter sucesso em time, além de construir a sua própria inteligência emocional, é preciso que o grupo construa uma capacidade emocional que alimenta três pilares, segundo os pesquisadores Vanessa Druskat e Steven Wolff: confiança entre os membros, senso de pertencimento a um propósito único e a crença de que juntos são mais fortes.

Mas como construir isso em grupo?

De acordo com os pesquisadores, o time deve criar e alimentar hábitos que resultem nesses tres pilares. E como a própria definição de hábito sugere, se tratam de atitudes e comportamentos que são alinhadas entre o time e colocadas em prática deliberadamente. No começo, pode ser necessário um certo esforço para mantê-los. Mas com a dedicação do grupo, pelo exemplo e repetição, essas práticas se tornam naturais.

Veja cinco exemplos de atitudes e comportamentos que impulsionam a inteligência emocional do grupo e, consequentemente, a melhor interação e performance dos times:

1. Identifique quando alguém parece não estar na mesma página que o restante do grupo. Escute e encoraje essa pessoa a expor suas emoções. Se coloque no lugar dela, e ajude-a a enxergar outros pontos de vista e soluções. Dê suporte. Isso alimenta um ambiente seguro psicologicamente.

2. Times emocionalmente inteligentes estão abertos e interessados por todos os pontos de vista. Mesmo se uma decisão está para ser tomada com base na opinião da maioria, pergunte se ainda há alguma opinião que não foi considerada. Isso alimenta um ambiente de confiança, onde novas soluções podem surgir.

3. Autoavaliação e feedbacks: a autoavaliação pode se tornar um evento ou uma atividade constante. Saber as fraquezas e forças de cada individuo dentro de um grupo é essencial para construir a capacidade e efetividade do grupo. Além disso, esse hábito ajuda as pessoas a lidarem com informações difíceis, para a partir disso crescer.

4. Organize programas fora da empresa, sem relação com o trabalho, simplesmente para socializar. Essa prática une o grupo para juntos criar maior capacidade emocional e responder melhor à desafios.

5. Deliberadamente eduque o grupo a adotar posturas positivas mesmo diante de situações negativas. Por mais que pareça óbvio, isso não é automático para todos. É importante que os líderes deem o exemplo dessa postura e façam questão de reverter ciclos de reclamação e culpa em pontos de vista positivos.

Essa postura ainda alimenta o hábito de reagir a situações desafiadoras de forma proativa: se comprometer a agir em vez de reclamar e culpar. Essa postura mostra que o time controla suas emoções na medida em que não se contenta em se sentir sem poder, de mãos atadas.

Transformar essas atitudes em hábitos para o grupo depende de uma iniciativa forte dos líderes, que devem se comprometer em dar o exemplo. A inteligência emocional em grupo é educada e construída aos poucos. Cada novo desafio passa a ser mais uma oportunidade para consolidar os pilares que sustentam a performance do grupo.

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