Seis dicas para estimular seu filho a escovar os dentes

Foto de Dra. Daniela Feu
Dra. Daniela Feu

Quem é pai ou mãe, avó ou avô já passou ou passa por dificuldades na hora de escovar os dentes da sua criança. A criança pode chorar, morder, e até fugir porque ela ainda não entende a importância da escovação.

Então, que tal transmitir esse aprendizado para sua criança em forma de carinho? Os dentes de leite (ou decíduos) merecem tantos cuidados quanto os dentes permanentes, uma vez que é por eles que as crianças se alimentam e ajudam no processo de articulação das palavras, dando qualidade de vida para a criança em desenvolvimento.

Além disso a manutenção da saúde desses dentes vai facilitar a troca dos dentes, favorecer que os dentes permanentes irrompam na posição correta e evitar que eles venham manchados.

Por isso, os pequenos precisam entender o quanto a escovação é importante e isso pode e deve ser ensinado pelos pais como uma etapa importante da educação de seus filhos.

No caso do uso de aparelhos ortodônticos, uma boa higiene se torna ainda mais importante, pois a presença dos dispositivos dificulta o processo de escovação, sendo importante a conscientização da criança de que a escovação vai ser mais demorada e que eles vão precisar colaborar ainda mais com seus pais.

Confira seis dicas superimportantes que vão ajudar a fazer desse um momento natural na vida do seu filho:

1) Explique por que a escovação é importante: use os motivos certos e verdadeiros. Ameaçar e assustar, em vez de trazer o efeito pretendido, pode causar traumas que irão atrapalhar não só a saúde bucal, mas a vida da criança como um todo.

Além disso, tudo que é ordem se torna chato e a chance de rejeição é muito maior. Portanto, converse. De uma forma divertida e em tom lúdico, é possível incentivar o aprendizado. Afinal, tudo que se trata de saúde bucal tem que fazer sorrir.

2) Crie o ambiente adequado: se a criança já considera a escovação bucal um momento chato, imagine se ainda for difícil?

Por isso, entenda que ajustes precisam ser feitos para facilitar. Um banquinho firme para que ela possa se sentar na altura da pia ou um copo de água para ajudar no bochecho são algumas mudanças simples que podem contribuir muito a favor da escovação.

Além de não haver riscos, o ambiente proporciona autonomia para que ela não dependa dos pais o tempo inteiro. Inserir personagens e brinquedos no ambiente da escovação também pode ajudar.

3) “Escove” os dentes do brinquedo: sabe aquele boneco que seu filho adora? Esse brinquedo pode ser o companheiro na hora da escovação. Diga que o combinado é você escovar os dentes dele e depois ele repete o processo no brinquedo.

Depois de algum tempo, estimule dizendo que os dentes do brinquedo estão tão limpinhos que agora ele deve fazer o mesmo nele próprio. Não esqueça de sempre parabenizá-lo após o processo. Em alguns casos – não sempre, para não se acostumar –, ofereça uma recompensa pelo esforço.

4) Tudo que o mestre mandar, faremos todos: A gente sabe que criança adora imitar os adultos. Que tal estimular seu filho a imitar as boas práticas? Uma boa dica é que você seja o exemplo.

Leve a criança para escovar os dentes junto com você. É importante também incentivar o consumo de alimentos saudáveis para a boca. Ou seja, vendo essa atitude dos pais com frequência, de maneira prazerosa e tranquila, a criança vai querer se inserir nessa atividade e mostrar que também é capaz de fazer o mesmo.

5) O dentista como um amigo: não adianta dizer que se a criança não escovar o dente o dentista vai dar uma injeção, furar o dente dela ou fazer ela “se arrepender”.

Ameaças não geram bons resultados e a criança vai ficar morrendo de medo de dentista. Fazer consultas regulares para fazer uma limpeza especializada, ver os locais aonde a higiene pode ser melhor e aprender dicas e truques para ajudar seu filho vai ser sempre bom.

E não esqueça de levar aquele brinquedo amigo do seu filho e pedir ao profissional que dê uma olhadinha nos “dentes” dele pra saber se está tudo certo. Seu filho se sentirá feliz com o bom trabalho.

6) Escovar os dentes sozinha: quando a criança quiser escovar os dentes sozinha se lembre que só a partir dos dez anos de idade ela tem condições motoras de fazer isso corretamente.

Você pode deixar a criança começar o processo, mas você precisa finalizar ele para garantir que todos os dentes foram escovados, em especial os dentes de trás. Além disso, cuidado para a criança não engolir pasta de dente, porque isso pode trazer grandes prejuízos para os dentes permanentes que estão por vir.

LEIA TAMBÉM: Felicidade e prazer. Você sabe a diferença?

Foto de Dra. Daniela Feu

Dra. Daniela Feu

Cirurgiã Dentista Graduada em Odontologia pela UFES. Especialista em Ortodontia pela UERJ. Mestre e Doutora em Ortodontista (UERJ). Diplomada pelo Board Brasileiro de Ortodontia (BBO). Diretora do Colégio de Diplomados do BBO. Editora associada da Revista Dental Press Journal of Orthodontics (DPJO) e editora da Revista Clinical Orthodontics. @dani_feu