Sono da beleza? Entenda tudo sobre a importância de dormir bem

Foto de Dra. Priscila Passamani
Dra. Priscila Passamani

Uma boa noite de sono influi em todo o nosso ritmo, e inclusive, na saúde da nossa pele. Ter a consciência sobre a importância de dormir bem nunca foi tão necessário quanto nos dias atuais.

Estamos vivendo em uma época com muitos estímulos, onde o uso excessivo de telas (celulares, tablets, computadores), entre outros fatores como altas cargas horárias de trabalho e aumento do estresse, têm se tornado um complicador para o sono reparador e impedido as pessoas de se “desligarem” ao redor do mundo todo.

A melatonina é o hormônio produzido naturalmente pelo nosso corpo no horário noturno, ao dormirmos, e por isso é chamada de “hormônio do sono”. Sua função principal é regular o ciclo circadiano, e junto com outros hormônios, estimula a liberação de fatores de crescimentos epidérmicos, estimula ainda a produção de colágeno, melhora a vascularização e o detox da pele.

O período de sono é essencial para a reparação e manutenção das várias células e tecidos do organismo, permitindo que ele continue funcionando efetivamente. Vários processos de regeneração ocorrem para trazerem ao amanhecer o olhar descansado, e só acontecem enquanto o indivíduo está dormindo.

Quando você não dorme o suficiente, ou dorme de maquiagem, você acaba perdendo uma boa parcela dessa renovação, pois ou você não está dormindo ou está bloqueando a pele e os poros, impedindo que ela ocorra. Sabemos na prática que uma noite sem dormir é o suficiente para trazer olheiras de cansaço no dia seguinte.

Além da aparência e da saúde da pele

Mas além de afetar a aparência e qualidade da pele, dormir mal também afeta a saúde de várias outras maneiras: baixando a imunidade, favorecendo o ganho de peso (aumentando a ansiedade e o estresse).

As principais consequências de não dormir corretamente são:

1. O aumento de acne;
2. A aceleração do envelhecimento;
3. O aparecimento ou agravamento de olheiras e bolsas nas pálpebras;
4. O ressecamento da pele, entre outros.

Dormir bem ajuda na hidratação e também na produção eficiente do colágeno, e consequentemente para a sustentação e firmeza da epiderme.

Para ter um sono que seja importante para a pele, é necessário dormir de 7 a 9 horas por noite, a depender das necessidades de cada um. Ou seja, é necessário avaliar qual a quantidade de horas ideias de sono que cada um se sente descansado de verdade.

Para ajudar a criar uma boa rotina para o sono, é interessante estabelecer um horário e habituar-se a alguma prática que ajude a relaxar, como meditação, alongamento ou apenas ficar deitado em um ambiente escuro.

Além disso, desapegar do celular e computador pelo menos 2 horas antes do horário estimado de dormir, para reduzir o estímulo de luz e favorecer a produção do hormônio do sono também ajuda, bem como evitar bebidas com cafeína, como café, pelo menos de 2 a 3 horas antes do horário de dormir.

Procure adotar uma rotina de skincare, dormir sempre com a pele limpa, tirar um tempo para si. Além trazer benefícios diretos para a aparência e qualidade da sua pele, é uma outra estratégia que também ajuda no relaxamento.

Foto de Dra. Priscila Passamani

Dra. Priscila Passamani

Médica e Cirurgiã Dentista. Atuou como Professora Adjunta de Anatomia na UFES e Dermatologia na Santa Casa do Rio de Janeiro. Dermatologista Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia SBD. Sócia Fundadora Centro Médico Shopping Vitória e Sócia Fundadora Dermaskin - Centro Estético Shopping Vitoria. @drapriscilapassamani