Sua saúde está em dia?

Foto de Dr. Vinicius Adami
Dr. Vinicius Adami

Férias de inverno sempre é uma ótima oportunidade para curtir com a família. E uma viagem para relaxar combina muito com este período. Mas será que posso relaxar com minha saúde também?

Nas férias geralmente embarcamos em viagens mais longas, de carro ou avião. Quando ficamos muito tempo com as pernas na mesma posição, o sangue fica represado tanto pela ação da gravidade quanto pela ausência de ejeção proporcionada pela contração muscular. Como consequência da estase venosa, podemos desenvolver a trombose venosa profunda – TVP – ou sua consequência mais grave, o tromboembolismo pulmonar.

Segundo estimativas globais, a incidência da TVP entre viajantes é de 1 caso para cada 4.500 voos longos. Levando-se em consideração que no mundo são contabilizados mais de 100.000 voos por dia, podemos estimar que diariamente cerca de 20 pessoas possam ser acometidas pela TVP.

Alguns grupos de pessoas devem ter o cuidado redobrado, pois devido condições preexistentes, o risco de desenvolver uma trombose venosa é maior. Idosos, tabagistas, diabéticos, obesos, pessoas com histórico familiar de TVP devem sempre consultar o angiologista ou o cirurgião vascular para uma melhor avaliação e orientação personalizada para uma viagem segura. Existem formas de prevenção medicamentosa, que demandam prescrição especializada, ou indicação do uso de meias de compressão de acordo com a necessidade.

Medidas simples e bem conhecidas de prevenção também podem e devem ser adotadas por todos os viajantes. Uma delas é evitar a permanência prolongada na mesma posição. Levante-se e caminhe pelo avião quando permitido. Se estiver viajando de carro, faça paradas regulares para caminhar um pouco e alongar-se. Com certeza sua viagem ficará mais prazerosa quando associada ao movimento. Mesmo enquanto estiver sentado, faça movimentos com os seus pés como se estivesse acelerando um carro. O movimento vai estimular a contração e relaxamento da panturrilha, melhorando o retorno venoso e diminuindo a estase.

Outro ponto que não devemos esquecer é a hidratação. A ingestão de água ajuda na fluidez do sangue, facilitando a circulação. Ingestão adequada de água é importante não só para os viajantes, mas também para a nossa saúde em geral. Lembre-se que ingestão de bebidas alcoólicas, café e chá em excesso não substituem a água. Pelo contrário, podem levar a desidratação devido o estímulo diurético.

Por fim, mantenha sempre sua saúde em dia. Sempre tire suas dúvidas com seu médico de confiança e não fique com medo. Viajar com segurança e bem orientado também é uma forma de cuidar da própria saúde.

Foto de Dr. Vinicius Adami

Dr. Vinicius Adami

Médico Angiologista e Cirurgião Vascular com área de atuação em Doppler Vascular. @drviniciusadami