Triglicerídeos alto faz mal? Entenda

Foto de Dra. Tatiane Mascarenhas Santiago Emerich
Dra. Tatiane Mascarenhas Santiago Emerich

Os Triglicerídeos são um tipo de gordura circulante no nosso organismo e é uma fonte de reserva de energia. Eles são formados através da metabolização dos alimentos que consumimos mas sua maior parte é produzida pelo fígado.

Quando os triglicerídeos estão altos eles não causam nenhum sintoma, é silencioso. Para descobrir o seu valor precisa realizar um exame de sangue. Em excesso, podem causar pancreatite, infarto, acidente vascular cerebral ( AVC) .

Os principais fatores envolvidos na hipertrigliceridemia são alimentação rica em carboidrato e gordura, ingesta de bebida alcoólica além de fatores genéticos.

Consequências dos triglicerídeos altos

Os Triglicerídeos altos podem contribuir para o desenvolvimento da aterosclorese que é o entupimento dos vasos sanguíneos, levando ao Infarto e ao AVC.
Além disso pode obstruir os dutos pancreáticos levando a uma pancreatite aguda. Também está relacionada com esteatose hepática ( gordura no fígado).

O seu tratamento começa com uma boa alimentação saudável, atividade física, restrição alcoólica, perda de peso podendo ser necessário o uso de medicação para o controle.

Diante de tudo isso fica claro a importância de conhecer o seu valor de Triglicerídeos através de um exame simples de sangue e tratar se for necessário.

Foto de Dra. Tatiane Mascarenhas Santiago Emerich

Dra. Tatiane Mascarenhas Santiago Emerich

Médica pela Escola de Medicina da Santa Casa de Vitória. Residência em Clínica médica pela Santa Casa de São Paulo. Residência em cardiologia e ecocardiografia pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia de São Paulo. Titulo de especialista em cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. Título em área de atuação em Ecocaridografia pelo Departamento de Imagem Cardiovascular - SBC. Presidente da SBC ES 2020/21. Caridologista e Ecocardiografista do Centrocor e CDC. @tatianeemerich