Tumor cardíaco: existe câncer no coração? Médica explica

Foto de Dra. Tatiane Mascarenhas Santiago Emerich
Dra. Tatiane Mascarenhas Santiago Emerich

Sim, eles existem! Mas são raros! Os tumores cardíacos primários, aqueles originados no próprio coração, acontece com uma frequência de 0.001 a 0.030%.

Cerca de 80% dos tumores cardíacos são benignos e não causam metástases, ficando seu acometimento restrito a região do coração onde foi encontrado, podendo levar a repercussões hemodinâmicas por obstrução do fluxo de sangue pelas estruturas cardíacas acometidas. O tumor benigno mais comum é o mixoma, que possui um aspecto gelatinoso e é tratado com cirurgia.

Os tumores malignos encontrados no coração são na sua grande maioria metastáticos, quer dizer, células de outros tumores, geralmente da mama ou pulmão, se desprendem e se implantam no tecido cardíaco.

Os sintomas vão variar de acordo com o local onde o tumor estiver localizado e não são específicos, podendo ser confundidos com outras doenças cardiovasculares, como falta de ar, dor no peito, arritmia.

Muitas vezes o seu diagnóstico acontece incidentalmente, durante um exame de rotina, um check up.

O tratamento é avaliado caso a caso, sendo os riscos e benefícios da intervenção cirúrgica analisada individualmente, assim como as terapias oncológicas de quimioterapia e radioterapia.

LEIA TAMBÉM: Parei de fumar. E agora?

Foto de Dra. Tatiane Mascarenhas Santiago Emerich

Dra. Tatiane Mascarenhas Santiago Emerich

Médica pela Escola de Medicina da Santa Casa de Vitória. Residência em Clínica médica pela Santa Casa de São Paulo. Residência em cardiologia e ecocardiografia pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia de São Paulo. Titulo de especialista em cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. Título em área de atuação em Ecocaridografia pelo Departamento de Imagem Cardiovascular - SBC. Presidente da SBC ES 2020/21. Caridologista e Ecocardiografista do Centrocor e CDC. @tatianeemerich