Você sabe a medida da sua circunferência abdominal?

Foto de Dra. Tatiane Mascarenhas Santiago Emerich
Dra. Tatiane Mascarenhas Santiago Emerich

A obesidade é um problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Segundo estimativas do ministério da saúde, em 2025, o Brasil contará com cerca de 11,3 milhões de crianças com excesso de peso, 400 mil pré-diabéticos, 150 mil terão diabetes tipo II e 1 milhão será hipertensa. No mundo, serão cerca de 700 milhões de obesos.

Além do IMC ( índice de massa corpórea), que leva em consideração peso e altura para cálculo do excesso de peso, o valor da circunferência abdominal foi relacionado com ainda maior risco do desenvolvimento de doenças cardíacas em trabalho recentemente apresentado no último Congresso Europeu de cardiologia.

O valor ideal da medida da circunferência abdominal é de 80 cm para o sexo feminino e 94 cm para o sexo masculino. A gordura abdominal mostrou maior risco de desenvolvimento de doenças cardíacas do que o IMC. Essa gordura localizada na região da barriga, chamada de gordura visceral envolve os órgãos internos do abdome e proporciona um quadro inflamatório que eleva o risco de doenças relacionadas com o coração.

Para medir a circunferência abdominal devemos localizar a crista ilíaca ( osso proeminente no quadril) e a última costela, no meio da distância entre os dois realizamos a medida. Esses pontos de referência são importantes para podermos comparar as medidas subsequentes.

Fácil e prático, que tal medir a sua?

Foto de Dra. Tatiane Mascarenhas Santiago Emerich

Dra. Tatiane Mascarenhas Santiago Emerich

Médica pela Escola de Medicina da Santa Casa de Vitória. Residência em Clínica médica pela Santa Casa de São Paulo. Residência em cardiologia e ecocardiografia pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia de São Paulo. Titulo de especialista em cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. Título em área de atuação em Ecocaridografia pelo Departamento de Imagem Cardiovascular - SBC. Presidente da SBC ES 2020/21. Caridologista e Ecocardiografista do Centrocor e CDC. @tatianeemerich