Mar 2020
23

ANDREA PENA Coluna Social

Mar 2020
23

ANDREA PENA Coluna Social

Corrente do Bem

Xuxa, 56, vai fazer uma doação de cerca de R$ 1 milhão ao Ministério da Saúde por meio de sua franquia de depilação a laser. A apresentadora vai reverter parte de seus ganhos em dois meses ao SUS para a contenção do novo coronavírus. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa de Xuxa. Nas redes sociais, a apresentadora tem pedido para que as pessoas fiquem em casa e publicou uma corrente de oração e meditação, que deve ser realizada diariamente, às 18h.

Fique em Casa

Suelen Mila, que mora em Bakersfield, Califórnia. conta sobre sua rotina por lá: “Estamos em casa desde segunda passada. Só podemos sair para ir ao supermercado e farmácia. Tinha médico de rotina marcado e quando chegamos lá eles já mediram nossa temperatura do lado de fora da clínica. Se estiver tossindo dão máscara e se estiver com temperatura acima de 37oC mandam pra casa e falam para procurar o urgent care, que está fazendo os testes de coronavírus, caso os sintomas piorem”.

O retorno do e-mail

Atualmente, as companhias aéreas recebem dez vezes mais mensagens via mídias sociais e quatro vezes mais chamadas por dia do que o habitual em seus call centers. As equipes do Grupo Air France-KLM estão com as mídias sociais e call center sobrecarregados. Como alternativa, disponibilizam canais temporários para atender por e-mail. Basta escrever para [email protected] ou [email protected] com o motivo no assunto “Voucher referente aos voos não utilizados” ou “Troca de data”.

Rede sobrecarregada

Médico amigo da Coluna que está trabalhando em casa reclama da internet lenta. É que, como o confinamento, tem muita gente usando Netflix e outros recursos para escapar da “síndrome do pânico”. Outra coisa que está em alta para quem está sem trabalhar são as conversas por vídeo. O aplicativo Zoom, que reúne até 14 pessoas na mesma conversa, está bombando.

Fique em Casa

Ricardo e Lilian Rabinovitch são a favor do confinamento. Ele cancelou viagem a São Paulo e ela acha que a iniciativa da Prefeitura de Niterói (que contratou a mesma empresa de sanitização que atuou em cidades chinesas) deve ser copiada em outras cidades. Por lá, homens, devidamente paramentados, começam a atuar amanhã pelas ruas de Icaraí desinfectando paradas de ônibus e bancos.

Corrente do Bem 2

O primeiro-ministro Boris Johnson pediu que os fabricantes de automóveis se unam para um esforço coletivo na produção de equipamentos de suporte de vida para fazer face ao atual cenário de pandemia. Representantes de marcas como a Rolls Royce, a Ford e a Honda deverão reunir com fonte do executivo britânico para a estudar a possibilidade de construtores do setor automóvel adaptarem com sucesso as suas linhas de montagem para a produção de equipamento médico.

Pioneiro e injustiçado

Passaram-se mais de 150 anos desde que Ignaz Semmelweis demonstrou que o fato de os médicos lavarem as mãos no hospital evitava a morte de parturientes. Semmelweis nunca foi levado muito a sério por seus colegas. Estes não lhe perdoaram por lançar um apelo para que as mulheres não parissem nos hospitais, pelo risco de morrerem de febre puerperal, também conhecida como febre das parturientes, por chamá-los de “assassinos” e por não saber explicar cientificamente as conclusões de seus estudos estatísticos para a redução da mortalidade. Com apenas 30 anos, pôs em xeque todo o sistema de saúde austríaco. Morreu jovem, aos 47 anos, sozinho, deprimido e num manicômio ao qual o levaram de forma fraudulenta. Seu falecimento ocorreu, justamente, pela infecção febril pela que ele tanto combateu, causada por uma ferida, que não se sabe bem se foi feita por ele mesmo ou acidental. O que não se tem dúvida é de que o pesquisador húngaro foi o pioneiro da antissepsia sanitária, mais tarde transferida à cirurgia por Joseph Lister, e que abriu caminho para que Louis Pasteur elaborasse sua teoria dos germes.

Quarentena

Paulo Balbino não abandonou as alunas nesta quarentena. Está fazendo “lives” de dança que dão pra suar bem!

Fernanda César Oliveira faz parte de uma corrente do bem de médicos que se disponibilizaram a tirar dúvidas de amigos e pacientes por mensagem gratuitamente, a fim de evitar o congestionamento dos postos de saúde.

Marcelo Ribeiro também não fica longe dos fãs: fez show ao vivo pelo Instagram, sábado à noite.

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

A jornalista Andrea Pena registra os melhores momentos da vida social no Estado e mundo afora. ​Sua marca é ​observar o ​jet set, ​o ​lifestyle, as tendências e o comportamento, prezando sempre pelo fator novidade.