Abr 2020
1

ANDREA PENA Coluna Social

Abr 2020
1

ANDREA PENA Coluna Social

Quarentena na Quaresma

Carol Menezes e Breno Paiva curtem a quarentena com as filhas, Alice, Anna e Amanda, em Cachoeiro. “Toda noite, às 20h, a vizinhança vai para a janela, cada um da sua casa, canta e reza o Pai Nosso”, conta ela, que administra o Sítio Sabiá com o marido, produtor de pupunha.

Corrente do Bem

Ana Paula Castro montou um home office na varanda e liberou os funcionários. A pedido de Mariana Buaiz, presidente do Instituto Jutta Batista, fez um desenho da lojinha de artesanato Da Tutte Mani, que poderá ser aplicado em souvenirs e quadros a serem vendidos na Rota do Lagarto com renda revertida para a entidade. “Essa foi minha forma de contribuir um pouquinho”, adianta.

Generosidade em alta

O casal Bebel e Paulo Niemeyer mudou completamente sua rotina de vida. Ela é decoradora e ele, neurocirurgião e presidente do Instituto Estadual do Cérebro (IEC), que disponibilizou 44 leitos de CTI do Instituto e seus laboratórios para realizarem 200 exames de diagnóstico do Covid-19 por dia. Eles não se cansam de atender a ligações para dar orientações sobre a doença. “Nossa casa virou estilo americano, cada um fazendo sua parte na rotina e rezando pra que venham dias melhores. Observei que em vez de ter de correr atrás, as pessoas estão oferecendo ajuda. A generosidade está à flor da pele”, disse ela.

Médicos na berlinda

Grandes nomes da cirurgia plástica do Rio estiveram ou estão contaminados, já que recebem muitos pacientes estrangeiros. Entre eles, o capixaba Mário Galvão, além de Noel Lima e Luiz Haroldo Pereira, que testaram positivo para o covid-19. Luiz Haroldo esteve no CTI do  Copa Star, em Copacabana, até esta terça. Perguntada em quanto tempo alguém poderá voltar à ativa, com a mais absoluta segurança, a pneumologista capixaba radicada no Rio Margareth Dalcolmo esclarece: “Normalmente, quem teve o coronavírus, mas não foi grave, como ficar entubado, por exemplo, pode levar vida normal em 21 dias, período seguro para não transmitir mais o covid-19”.

Self Care

Aos 27 anos, Amanda Patez faz sucesso no e-commerce de maquiagem. Durante o isolamento, ela aproveita para fazer tutoriais de make up. À medida em que a quarentena avança, caímos na tendência de adotar os pijamas e deixar de lado os cuidados diários. “Se arrumar, mesmo nessa fase, dá um ‘up’ na auto-estima e ajuda a gente a sentir menos os efeitos do baixo astral. É tempo de se inteirar de novos truques e caprichar no home office”, recomenda. Tá certinha.

Brinde à vida

Monique Gaigher é sommelière e representante de vinhos. A lindinha não tem do que reclamar nesta quarentena. As degustações foram pausadas, bem como os workshops para iniciantes. “Mas o período de distanciamento social proporcionou às famílias mais tempo para compartilhar refeições e o consumo de vinho dobrou na Capital”, conta. Viva o delivery, tintim!

Check-up: Já mediu seu pescoço?

Por Schariff Moysés*

Uma pesquisa publicada recentemente no British Medical Journal apontou que medir a região do pescoço já seria suficiente para avaliar a saúde cardiovascular dos pacientes no consultório. Isso porque a gordura acumulada nessa região pode ser indício forte de possíveis complicações cardíacas. Com certeza a fita métrica pode ajudar, mas nunca deve ser fator determinante de avaliação. Durante a consulta, é necessário examinar o paciente, pedir exames complementares e saber todo o histórico antes de dar um diagnóstico. Além de, é claro, reforçar os hábitos de prevenção que sempre lembro por aqui: alimentação balanceada, rotina de atividades físicas, abandonar o cigarro e evitar o álcool.

*Schariff é médico cirurgião cardiovascular.

Quarentena

Além do duplex de Edla e Mauro Murad, Zildinha Helal toca a obra da reforma da academia Top Fitness, aproveitando que os alunos estão fora por conta da pandemia.

Giovana Zorzanelli e Rodrigo Melin passam temporada no Brasil. Melhor assim, já que a pandemia nos EUA está alarmante.

O Sindicato das Indústrias Gráficas do Espírito Santo, em parceria com os empresários Larissa Bauer e Nerzi Junior, doaram 1000 litros de álcool em gel para hospitais do Estado.

Silvia Fiorotti, leitora da Coluna, comemora mais um ano de vida hoje. Parabéns e beijos de AP!

O cirurgião oftalmológico César Ronaldo Filho lembra que os óculos como uma barreira para que o vírus em suspensão no ar não atinja à mucosa do olho e evita que toquemos os olhos. Porém, requerem higiene adequada.

Rafael Miranda e Igor Sousa, empresários do vestuário masculino, acabam de fechar uma parceria com a Shipp, aplicativo de delivery, para movimentar as lojas por meio de entregas.

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

A jornalista Andrea Pena registra os melhores momentos da vida social no Estado e mundo afora. ​Sua marca é ​observar o ​jet set, ​o ​lifestyle, as tendências e o comportamento, prezando sempre pelo fator novidade.