Jan 2021
23

ANDREA PENA Coluna Social

Jan 2021
23

ANDREA PENA Coluna Social

Travessia Areia Preta-Peracanga

Sergio Tristão e o filho Marcelo: paixão pela natação de geração em geração.

Sergio e Marcelo Tristão
Sergio e Marcelo Tristão
Bracelete de turquesa Emar Batalha

'Energia interior'

A turquesa é uma das pedras preciosas escolhida pela designer de joias Emar Batalha para confecção de diversas peças de recentes coleções. “Criei anéis, braceletes, brincos com esta pedra que conta com coloração que varia do azul ao verde. A pedra é um elemento da natureza que entra em contato com nossa energia interior e a transmite isso para o mundo, melhorando nossa comunicação”, acredita.

Bracelete de turquesa Emar Batalha

'Doença não é fraqueza'

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) relatam que o Brasil é o segundo país das Américas com maior número de pessoas depressivas, equivalentes a 5,8% da população, atrás dos Estados Unidos, com 5,9%. Além disso, ocupamos o primeiro lugar quando a questão é a prevalência de casos de ansiedade. O psiquiatra Jovino Alves explica que é fundamental romper preconceitos, lembrando que as doenças de saúde mental não podem ser consideradas uma responsabilidade ou uma “fraqueza” da pessoa, como doenças de ordem física também não são.

Moto elétrica, um 'hit'

As motos elétricas já viraram moda. Cresce por parte dos consumidores a consciência de adquirir produtos mais sustentáveis e a procura por empresas que estejam alinhadas a esse segmento. Mas, recentemente, foi registrado um incêndio no Estado possivelmente causado por uma. É preciso ter alguns cuidados na hora de carregá-lo, como alerta o engenheiro e gestor de riscos André Rocha: “É necessário manter as baterias longe de temperaturas extremas, utilizar carregadores originais e carregar em local ventilado”.

Qual a boa do verão?

Perguntamos à chef Patricia Santos Neves, que comanda a cozinha do Empório Joaquim, qual o melhor programa do verão. É claro que ela sugeriu um drink, como o Caju Gin Tônica (feito com água tônica Riverside), em sua charmosa varanda, no Day by Day. Mas, pra quem prefere reunir amigos em casa, a charcutaria do Joaquim tem uma seleção de queijos para paladares exigentes: granapadano, gouda holandês, canastra, brie e emmental, além dos especiais gouda de cabra com mel, tenero italiano e manchego espanhol. Tudo isso harmonizado com um bom vinho entre os vários de seu empório.

'Golden Hour'

Consuelo Dalla e Cantidio Ferri com a filha, Lara: fim de tarde dourado em família na Praia de Peracanga, Enseada Azul.

Consuelo Dalla e Cantidio Ferri com a filha, Lara

Onda do verão: 'carb blocker'

Conhecidas como Redux Carb ou Carb Blocker, as cápsulas são as queridinhas do momento no meio fitness e prometem fazer com que o corpo absorva menos carboidratos após a sua ingestão, pois elas tem a função de impedir que uma grande quantidade de hidratos de carbonos seja absorvida e transformada em açúcares e depois armazenada como gordura pelo organismo. A farmacêutica Olga Martins explica: elas fazem os carboidratos passarem direto através do sistema digestivo, antes que eles possam ser transformados em gordura. Além de auxiliar no emagrecimento, ajudam a controlar o apetite, o que ajuda a manter a dieta ou reeducação alimentar em dia, melhoram a saúde intestinal, diminuem a ansiedade e maximizam a energia.

Hi-Lights

Junia e André Perenzin deram um rasante em Sampa e aproveitaram para jantar no Nakka e conhecer o novo mall do Jardins, o CJ Shops.

As quintas-feiras de janeiro na Praia do Canto prometem ser movimentadas na Rua Jaime Martins. Gorete, Maísa e Verônica Dadalto promovem um mercadinho tropical e pizzas artesanais.

Cami Cristofaro convida para um programa detox na Duetto. O Re-Conexão Mulher será dia 6 de fevereiro, sábado, das 8h às 17h30, com meditação, ioga, dança, almoço, bate-papo e brinde com kombucha.

“Como fazer pães e bolos” foi um dos temas mais buscados na web em 2020, de acordo com dados do Google. Eduarda Buaiz confirma a tendência, destacando variação positiva em relação a 2019 no segmento da Buaiz Alimentos que representa as vendas de trigo para consumo doméstico.

O psiquiatra Valber Dias aderiu à campanha Janeiro Branco, criada em 2014 por um grupo de psiquiatras de Minas Gerais: “Mais do que nunca, é importante discutir o assunto para diminuir o medo de buscar ajuda, o estigma, o adoecimento das pessoas”.

A Banda Club Big Beatles inicia sua programação de 2021 anunciando participação em um novo evento internacional. Desta vez promovido no Chile, o “Azoteas Por Los Beatles”, dia 30 de janeiro, às 21h30.

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

A jornalista Andrea Pena registra os melhores momentos da vida social no Estado e mundo afora. ​Sua marca é ​observar o ​jet set, ​o ​lifestyle, as tendências e o comportamento, prezando sempre pelo fator novidade.