Nov 2021
6

ANDREA PENA Coluna Social

Nov 2021
6

ANDREA PENA Coluna Social

Visita especial

O padre Juan Pablo Botero foi recebido ontem, para almoço com a amiga Vivian Coser. Missionário no Rio, ele tem um lindo projeto da periferia do Rio, o Mão Amiga, que construiu uma igreja em madeira reflorestada em apenas três dias, com a ajuda da comunidade.

Juan Pablo Botero e Vivian Coser.
Juan Pablo Botero e Vivian Coser.
Flavia Dalla

Arte e moda no Jardim Secreto

Flávia Dalla é curadora da exposição de fotografias que está no Jardim Secreto. Na foto, veste kimono da nova coleção da amiga Maria Sanz, que também expõe na feira de arte e culinária Vila Iza.

Flavia Dalla

Festival na Barra

Os restaurantes da Barra do Jucu se uniram para lançar o 1° Festival de Frutos do Mar da Barra do Jucu, na tentativa de voltar as atenções para o bucólico balneário de Vila Velha. Luana Casagrande, sócia do restaurante La Garza, conta que as tradições religiosas e folclóricas são alguns dos atrativos da Barra, que mantém festas e celebrações. O congo, as rendeiras de bilro, a casaca e o surfe fazem parte do dia a dia da sociedade barrense, assim como os restaurantes de mariscos frescos, alguns com mais de 40 anos de tradição.

Fórum de Energia

Será dia 24 o XII Fenergia – Feira e Fórum de Energia, com o tema “O Espírito Santo na Transição Energética”. O evento promete repercutir também os acordos realizados na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP26). O governador Renato Casagrande deverá abrir o circuito de palestras, que também contará com falas do secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Desenvolvimento Econômico – Sectides, Tyago Hoffmann e especialistas do setor energético.

 

Campeã Sul-Americana

Isabella Scopel Tramontana trouxe de Lima, no Peru, o título de campeã sul-americana juvenil de Maratonas Aquáticas 5 km. Os pais, Bia e Rodrigo, são só orgulho.

Convênio renovado

A Faculdade Multivix assinou nesta quarta-feira (03), a renovação do convênio com o Hospital Evangélico de Vila Velha, que permite que os alunos do curso de Medicina possam estagiar na unidade nas aulas práticas do curso, em clínica médica e cirurgia. Na foto: Fernando Bom Costalonga (diretor financeiro da faculdade Multivix), Patricia Penina (mantenedora e coord. Do curso de odonto – irmã de Tadeu)), Eliene Penina (diretora acadêmica e esposa de Tadeu), Tadeu Penina (diretor executivo do Grupo Multivix),

 

Fernando Bom Costalonga,, Patricia Penina, Eliene Penina e Tadeu Penina

'Maid': Violência psicológica

Por Sabrina Matias*

Lançada em outubro, a série Maid, da Netflix, traz à tona a violência psicológica e emocional. A reação da personagem ao sair de casa após abusos psicológicos, levanta um alerta para as mulheres, pois a maioria que sofre esse tipo de abuso não sai do relacionamento. Quebrar esse ciclo não é tão simples, pois muitos não percebem que estão em um relacionamento abusivo, já que não há violência física. Mas o excesso de poder que uma pessoa cria sobre a outra, controlando-a, caracteriza abuso, bem como xingamentos, humilhações, menosprezo, privações. Esse tipo de agressão, na maioria das vezes, é lenta e silenciosa. Atitudes que configuram violência psicológica são crime desde 28 de julho deste ano, com pena de 6 meses a 2 anos, além de multa.

*Sabrina é psicóloga, psicoterapeuta e pastora.

Hi-Lights

Ana Paula Villaschi vai comemorar os 50 anos da Villoni Alimentos com lançamento de Livro de Receitas de chefs capixabas dia 16, na Casa do Chef.

Lara Brotas e Sandra Matias convidam para a exposição do projeto ArteCria, hoje, na Matias Brotas. Cada criança criou sua própria obra de arte inspirada nas obras em cartaz de José Bechara e vão exibir hoje, entre 10h e 13h, aos pais e amigos.

Edla Murad, Regina Silvares, Teresa Bedran e Mary Helal visitaram o ambiente da amiga Zildinha Helal, quinta-feira, na Casacor.

Cátia Paganote é presença confirmada na feijoada da Unidos da Piedade neste sábado (6), no Clube Álvares Cabral.

Carol Lobato inaugurou a nova loja Reserva no Shopping Vitíria, quinta-feira. Ficou linda, na antiga Richards.

A Renda de Bilro da Barra do Jucu está a Casacor pela segunda vez, aplicada em almofadas, toalhas de lavabo, crucifixos e muitas outras concebidas pela designer Jacqueline Chiabay.

O diretor da Nazca Breno Peixoto comemora: o The View, na Mata da Praia, está com obra adiantada em sete meses.

A ginecologista Adriana Ribeiro está no Congresso Brasileiro de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia que acaba hoje, em Brasília.

Já começaram as encomendas de cestas de Natal do Empório Joaquim. Neste ano, ela também pode ser embalada com uma linda ecobag.

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

A jornalista Andrea Pena registra os melhores momentos da vida social no Estado e mundo afora. ​Sua marca é ​observar o ​jet set, ​o ​lifestyle, as tendências e o comportamento, prezando sempre pelo fator novidade.