Dicas da Nutri que Corre: como se alimentar antes da maior corrida noturna do ES

No próximo sábado, acontece a Corrida das Luzes, uma prova bem bacana que tem saída de Vila Velha e chegada em Vitória. O trajeto é feito pela Terceira Ponte, ou seja, um percurso bem puxado devido à subida.

Para quem compete pela manhã, é natural acordar bem mais cedo para comer algo. E quem vai correr apenas às 20h30, por exemplo? Como deve ser essa alimentação? Então, segue dicas bacanas para você se preparar para a corrida noturna mais charmosa do Estado!

Você precisa se alimentar para encarar da melhor maneira possível o percurso de 7 km. Caso contrário, isso pode interferir no rendimento e até mesmo colocar sua saúde em risco. Ou seja, não pense em fazer do almoço sua última refeição para a corrida noturna ou até fazer jejum. É um erro muito grave.

Inicie a alimentação certa desde o café da manhã. Faça a opção de pão de sal, queijo branco e suco de laranja.

Sabe aquele jantar de massas que geralmente o corredor faz na noite que antecede a prova? Pois ele pode ser o “almoço de massas”. Porém, usamos a mesma regra: massa simples, com alho e óleo. Descarte opção de queijos gordos e molhos cremosos.

De sobremesa, podemos usar o chocolate meio amargo (cacau 60% a 80%).

O lanche da tarde pode ser mais bacana e complementar para sua energia na corrida sair perfeita: faça opção de tapioca com creme de amendoim e suco de uva. Mas, lembre-se do complemento antes da largada.

Assim, é recomendado fazer um lanche balanceado antes da prova. As frutas são boa opção e alimentos que contenham carboidrato também são importantes, já que dão a energia necessária para a prática do esporte.

Assim, quando cruzar a linha chegada cheio de energia pode comemorar, pois acertou na alimentação.

Lembre-se que, mesmo sendo prova noturna, a hidratação é muito importante antes, durante e após. Por isso, na chegada aposte na água de coco e bebidas como repositores energéticos.

No dia seguinte, aposte em sucos à base de laranja e beterraba para sua recuperação muscular.

Boa prova!


Bianca Passos Nutricionista Dicas da Nutri que CorreA seção “Dicas da Nutri que Corre” é publicada às terças-feiras. Bianca Passos é graduada pela Faculdade Salesiana e pós-graduada em Nutrição Clínica, Funcional e Estética pela Faculdade Salesiana. Participou das maratonas do Rio, do Espírito Santo, Uphill, Buenos Aires, Desafio do Pateta na Disney (21k e 42km), além de duas ultramaratonas – Desafio da Promessa e Desafio Vitória- Anchieta – com 65km.

Bianca PassosBianca Passos
Nutricionista Clínica, funcional e estética, Personal Diet
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Telefones: 3345-6500|99829-2117

Daniela Künsch

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Daniela Künsch é jornalista desde 2002, editora chefe do jornal Folha Vitória e corredora amadora. Depois de chegar aos 133 quilos, perdeu 65, e encontrou na corrida força e inspiração para não voltar à obesidade.