Vida literalmente corrida para atleta que busca ser a mais rápida do Estado

Ela não corre, ela “voa”. Para se ter uma ideia, Érica Cunha, de 27 anos, alcança um pace de 3:55 (min/km) em uma prova de 5km. Não é à toa que ela busca ser uma das atletas mais rápidas do Estado e também ser a primeira colocada na categoria “capixaba” da Dez Milhas Garoto.

As conquistas mostram que ela vai forte rumo à meta. Só neste último final de semana, foram duas vitórias. No sábado (25), foi a campeã nos 7km da Corrida São Camilo, em Cachoeiro de Itapemirim, com o tempo 27:11. No domingo (26), ganhou a prova de 5km no Circuito Capixaba Run (etapa Domingos Martins), com o tempo 21:58.

Sobram medalhas e pódios em seu currículo (confira abaixo):

👉🏽 Circuito Capixaba de Montanhas – etapa Aracruz – Campeã nos 8 km (tempo 52:57)
👉🏽4ª Corrida Maçônica – Campeã nos 6 km (tempo 23:10)
👉🏽Campeonato Estadual Caixa de Atletismo – Campeã nos 5.000m (tempo 19:03)
👉🏽Circuito Café Cafuso – 17ª Corrida Rústica Venda Nova do Imigrante – Campeã nos 10 km (tempo 41:10)
👉🏽 Circuito Capixaba de Montanhas – etapa Pedra Azul – Campeã (tempo 33:43).

Trajetória

A história de sucesso começou com a irmã. “Ela foi para o mundo da corrida para acompanhar meu cunhado e eu achava o máximo. Sempre quando dava, eu a acompanhava nas competições. Minha primeira corrida foi a dos Advogados, em 2012. Minha irmã fez comigo para ver como eu ia me sentir, quase tive um infarto (risos). Vi que aquilo não era para mim. Desisti!”.

Apesar da primeira “má impressão”, a corrida já estava no sangue, ou melhor, nas pernas. “Continuei acompanhado minha irmã e me apaixonando ainda mais pelo esporte. Em 2016, eu decidi tentar novamente, mas, dessa vez, procurei ajuda de profissionais da área. Foi aí que entrei no grupo de corrida em Campo Grande (Cariacica)”.

A partir daí, ela não parou mais. Seu biotipo fez com que Érica optasse por provas curtas e rápidas. Apesar dos pódios e medalhas já conquistados, ela afirma que ainda está “aprendendo”. “Estou em fase de aprendizado e condicionamento. Estou em um ciclo que levará alguns longos anos para que eu chegue na minha melhor condição física. No momento, uso essas competições como teste para ajustes em minha planilha”.

Érica Cunha acumula muitas vitórias em sua breve carreira

Preparação

A rotina é literalmente corrida. A corredora mora em Campo Grande, trabalha como assistente administrativo na avenida Reta da Penha, em Vitória, e acorda às 4 horas para dar tempo de cumprir a planilha de treinos diários.

Ela conta como é sua preparação:  “Três vezes por semana faço os trabalhos de fartlek, intervalados e ritmados. Os outros dias são de rodagem e regenerativos. Faço trabalho de musculação duas vezes por semana e uma vez por semana faço fisioterapia preventiva. Na semana de competições, meus treinadores reduzem o volume do treino para até 60% do volume habitual”.

Ela também segue uma alimentação balanceada. Para ela, isso é fundamental para alcançar suas metas. “Meu nutricionista está trabalhando com periodização nutricional, com carboidratos simples e complexos. Uso bastante proteína para ajudar na recuperação muscular, além de muita hidratação e consumo de frutas. Minha dieta é bem fácil de seguir, são alimentos base, nada muito caro”.

Qualidade de vida

Érica finaliza dizendo o que a corrida representa para ela: “A corrida para mim é saúde e qualidade de vida. Por isso, tenho um prazer enorme em motivar e incentivar as pessoas a praticar atividade física, de qualquer modalidade, para se sentirem bem consigo mesmas”.

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *