Rio 2016: atletas paralímpicos de Vitória viajam em busca de índice

Treinos pesados e superação. Essa é a rotina das equipes de natação do núcleo do Álvares Cabral e de paratletismo do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). A preparação foi longa e, agora, os atletas embarcam, nesta quinta-feira (18), para Curitiba (PR) para participar do Circuito Regional Caixa de Paradesporto.

Na bagagem, muitos sonhos e a vontade de trazer muitas medalhas para Vitória. A competição serve de índice para os Jogos Paralímpicos do Rio e será realizada nestes sábado (20) e domingo (21), nas modalidades atletismo, natação e halterofilismo.

Núcleo de paratletismo do Ifes

Lucio Mauro Crizanto é um dos atletas do núcleo de atletismo do Ifes que viajarão para Curitiba. (Foto: Marcio Geraldo)
Lucio Mauro Crizanto é um dos atletas do núcleo de atletismo do Ifes que viajarão para Curitiba. (Foto: Marcio Geraldo)

A equipe viaja com 12 atletas: Ernesto Epifanio Mendonça, Lucio Mauro Crizanto, Mario Junior Freitas Correa, Ian Carlos, Marcus Vinicius, Marcos Cruz, Adriele Helmer, Samela Christo, Maria Luzia, Jefferson Duque, Marcos Cruz e João Alves dos Santos.

Os atletas competem nas provas de 100m, 200m, 800m, 1.500m, 5.000m e 10.000m em pista e salto em altura, salto em distância, arremesso de peso, lançamento de dardo e lançamento de disco no campo.

“As expectativas são as melhores. Os atletas estão bem treinados e muito focados na conquista dos índices para continuar atrás do sonho paralímpico”, avaliou o técnico Carlos Gusmão.

Do paratletismo capixaba, a medalhista panamericana e mundial Renata Bazone já está classificada para os Jogos Paralímpicos. Ela não irá para a capital paranaense por já estar em treinamento na Colômbia junto com a seleção brasileira da modalidade. Carlos Gusmão completou: “Atletas como Ian Carlos, Marcus Vinicius e Ernesto Mendonça estão muito próximos do índice paralímpico. Estreante na competição, Adriele Helmer também está em condições de conquistar um índice para avançar para a etapa nacional”.

Natação

Patrícia Pereira não mede esforços na luta pela vaga na Paralimpíada (Foto: Wibert Suave)
Patrícia Pereira não mede esforços na luta pela vaga na Paralimpíada (Foto: Wibert Suave)

A equipe de natação do núcleo do Álvares será composta por: Waldir Alvarenga Júnior, mais conhecido como “Tiozinho”, Patrícia Pereira, Sthepany Nobre, Marco Aurélio, Douglas, Flávio, Eliane, Marcos Vinícius e Felipe, todos sob os olhares atentos dos treinadores Leonardo Miglinas e Erich Chiabai.

Último treino antes do Regional Rio-Sul. (Foto: Reprodução Facebook)
Último treino antes do Regional Rio-Sul. (Foto: Reprodução Facebook)

 

Natação Atletas Paralímpicos - Tiozinho
Natação Atletas Paralímpicos – Tiozinho

*Foto de capa: Medalhista panamericana e mundial Renata Bazone ( com o guia Fernando Martins) já está classificada para os Jogos Paralímpicos

(Foto: Marcio Geraldo)


 

Viu algo interessante no mundo do esporte?  Envie sugestão para: [email protected]

Facebook_icon.svg  Louca por Esportes no Facebook!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *