Economia Circular: entenda o que é e sua importância.

Compartilhe essa notícia

Publicação compartilhada

Já ouviu falar sobre economia circular? A Especialista em Pesquisa de Embalagens, Franciele Saorin, e a Especialista em Sustentabilidade em P&D, Michele Martini contaram como funciona essa metodologia dentro do Grupo Boticário

O que é economia circular? 

 

É uma metodologia que compreende a análise de todas as etapas de fabricação do produto, desde a extração da matéria-prima até o final do ciclo de vida. O modelo de economia circular visa minimizar ao máximo o descarte de recursos.

Enquanto na economia linear, representada pela figura 1, o modelo é extrair, produzir e descartar, esgotando assim recursos finitos, na economia circular se tem um círculo fechado, representado pela figura 2, permeado pela reciclagem, pelo reuso, pelo reparo, pela redistribuição e pela remanufatura dos bens.

Economia Linear: modelo de extração, produção e descarte. Fonte: Ideia Circular

Agora veja como funciona a economia circular:

Economia circular, modelo onde quanto menor o ciclo que o produto fizer na cadeia, menor o uso de recursos. Fonte: Ideia Circular

Como o Grupo Boticário atua na economia circular? 

 

O Grupo Boticário atua desde 2006 recolhendo e destinando corretamente suas embalagens no maior programa de logística reversa do Brasil, o Boti Recicla, reconhecido pelo Prêmio ABIHPEC Beleza Brasil pelo seu resultado na reciclagem de embalagens.

 

Para nós a economia circular começa com o Ecodesign, com a maior redução possível dos resíduos de embalagens, buscando sempre por soluções que reduzam o impacto ambiental dos produtos. Para saber mais sobre o Ecodesign, acesse nossa plataforma Beleza Transparente.

 

Quais são os pilares do Ecodesign? 

 

Os pilares são divididos em 4 temas: redução dos resíduos de embalagem, processos sustentáveis, transporte sustentável e materiais sustentáveis.

 

Redução dos resíduos de embalagem  

 

  • Uso de um só material para a produção dos componentes da embalagem, permitindo que na reciclagem mecânica a embalagem seja triturada de uma única vez, agilizando o processo e reduzindo o custo da operação. Exemplo, um shampoo com frasco soprado em PP (polipropileno) e tampa injetada em PP, ou seja, frasco e tampa produzidos com a mesma resina plástica.

 

  • Embalagens reaproveitáveis, como latas, caixas rígidas, nécessaire ou qualquer embalagem que possa ter outra finalidade quando o produto acabar.

 

  • Fácil desmontagem, quando não for possível que uma embalagem seja feita de apenas um material, que ela seja pelo menos desmontável. Assim, todos os materiais diferentes podem ser separados com facilidade para a reciclagem.
  • Redução do peso da embalagem, como por exemplo o Blush Make B, no relançamento da linha em 2018, aumentamos a quantidade de produto envasado em relação à quantidade de embalagem. Reduzimos em mais de 60% a quantidade de plástico e papel com relação ao produto embalado.

 

  • Refilável, em que é possível reduzir a quantidade de lixo nas embalagens descartáveis reutilizando as mesmas, e as recarregando com refis de baixo impacto ambiental. O Refil para a base cushionpossibilitou a redução de mais de 90% de plástico, com o pó compacto Make B a redução foi de mais de 70%, o que corresponde a 25 toneladas de plástico por ano! Isso equivale a mais de 60 mil litros de petróleo evitados por ano. O Refil de loções hidratantes em sachê pouch tem 78% menos plástico do que a embalagem tradicional, composta por frasco e tampa.

 

 

Processos sustentáveis 

 

No Ecodesign também nos preocupamos com o impacto ambiental durante o processo de fabricação das embalagens. As nossas soluções são:

  • Rótulo reciclável
  • Ciclo de vida sustentável
  • Reaproveitamento
  • Decoração ou acabamento sustentável

Transporte sustentável

  • Soluções sustentáveis e seguras: eliminação de itens da embalagem como sleeve, saco, selo ou lacre externo, garantindo assim a redução do impacto ambiental, a segurança e a funcionalidade das embalagens.
  • Design de embalagem inteligente para o transporte, com melhor aproveitamento de caixas de transporte da fábrica ao Centro de Distribuição, reduzindo a emissão de CO2 no planeta.
  • Nacionalização: visando a redução de emissão de CO2, valorizamos os parceiros nacionais para fornecer nossas embalagens.

 

Materiais sustentáveis 

 

Para complementar o Ecodesign, temos também os Materiais Sustentáveis que nos ajudam na conservação da natureza. Dentre eles, utilizamos diferentes materiais reciclados em nossas embalagens como: Vidro, PET, PP e papel, além do grande sucesso do Surlyn reciclado, onde fomos pioneiros em desenvolver um processo de reciclagem desse material junto de nossos parceiros, que beneficia toda a cadeia de produção e todos os stakeholders, trazendo uma inovação para o mercado de embalagens.

 

Também utilizamos materiais de fontes renováveis, como o plástico verde, o plástico que vem da cana-de-açúcar e não do petróleo.

 

E não paramos por aí. As iniciativas voltadas a embalagem são apenas uma parte de todo o processo. Sabemos que quando falamos em Economia Circular, é necessário olhar para todos os elos da cadeia, por isso trabalhamos em iniciativas e metas desafiadoras em ecoeficiência em nossas fábricas, desenvolvimento da cadeia de fornecedores, lojas sustentáveis e grandes desafios para formulações sustentáveis, como o Ecoálcool, que utiliza o resíduo da cana-de-açúcar para a fabricação de um álcool de segunda geração, que já está presente em 100% do portfólio de perfumaria do Grupo Boticário.

Todas as decisões são embasadas com estudos de avaliação de ciclo de vida, para garantirmos que as decisões tomadas serão sempre as mais sustentáveis.

 

Fonte – Por Franciele Saorin – Especialista em Pesquisa de Embalagens no Grupo Boticário e Michele Martini – Especialista em Sustentabilidade em P&D

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *