5 Coisas que Não te Contaram Sobre os Veículos Elétricos:

Compartilhe essa notícia

Texto de autoria de: Daniel Conegundes, (Engenheiro Mecânico | Especialista em Gestão de Projetos | Analista de Engenharia | Projeto de Motores | Manutenção Automotiva).

 

1 – Pegada Ambiental Desigual: Carros elétricos podem ser uma alternativa ecológica quando alimentados por energia limpa, mas em locais com eletricidade proveniente de combustíveis fósseis (a maior fonte de energia mundial), a pegada de carbono persiste.

2 – Navios Superam Carros em Poluição: de acordo com a CWR, os 15 maiores navios do mundo poluem mais que toda a frota de carros mundial em termos de óxidos de enxofre e nitrogênio. Então, se estamos pensando seriamente em reduzir a emissão de poluentes, os veículos seriam o lugar ideal para começarmos?

3 – Desafio da Bateria: Da mineração à disposição, as baterias de carros elétricos geram preocupações, com toneladas de baterias usadas, contendo elementos tóxicos, sem uma tecnologia de reaproveitamento existente, a serem descartadas em um futuro próximo.

4 – Dependência do Cobalto no Congo: Com 60% da produção mundial de cobalto, metal indispensável para a produção das baterias, o Congo instável é uma questão importante. Mudar de petróleo para essa dependência é uma incerteza.

5 – Infraestrutura e Autonomia: Qual teria que ser o investimento em infraestrutura e estações de recarga de baterias pelos países afora? O tempo de recarga e a autonomia são desafios para viagens longas.

É inegável que precisamos pensar em alternativas para reduzir as emissões de gases estufa, no entanto, será que estamos no caminho certo? Compartilhe suas reflexões nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *