USO DA MADEIRA NAS CONSTRUÇÕES: CORAGEM PARA INOVAR.

Compartilhe essa notícia

Autoria: Marcia Menezes (Diretora do CTE – Unidade de Inovação e Tecnologia, Consultora Sênior – ESG, Estratégia, Gestão, Tecnologia e Inovação)

Muitos ficaram espantados com as notícias das últimas semanas relacionadas à inauguração da nova loja da rede McDonald´s em São Paulo, em que foi utilizado um sistema construtivo muito pouco frequente no Brasil.

Nessa obra, a estrutura foi construída em madeira engenheirada (mass timber), em que pilares, vigas e lajes são fabricadas com madeira lamelada colada, que confere a esses elementos características suficientes para serem aplicados em edificações de diversos tipos e alturas. O resultado é um material extremamente resistente, durável e capaz de suportar cargas significativas.

O mercado de construção conta com dois principais produtos de mass timber, compostos por camadas de tábuas de madeira dispostas de forma paralelas ou cruzada e coladas entre si.

  • Glulam (Glued Laminated Timber, ou madeira lamelada colada, em português): elementos lineares, onde as lamelas de madeira (tábuas serradas) são posicionadas e coladas na mesma orientação, ao longo das fibras da madeira.
  • CLT (Cross Laminated Timber, ou madeira lamelada colada cruzada, em português): painéis que podem ser utilizados como lajes, coberturas e paredes estruturais. As lamelas são posicionadas e coladas de forma cruzada, em camadas alternadas.

Nesse sistema, os elementos construtivos são fabricados a partir de produtos extraídos de florestas plantadas, em geral, o Pinus. Assim, sua matéria-prima é renovável e captura carbono da atmosfera, contribuindo para a redução do efeito estufa.

Outro sistema construtivo que conta com a madeira em sua base é o Wood Framing, cujo uso tem avançado como alternativa tecnológica na construção brasileira.

Com características estruturais, esse sistema construtivo é composto por perfis de madeira de reflorestamento combinados a placas, fechamento interno e externo. Os quadros são pré-montados e chegam ao canteiro com as instalações e esquadrias já embutidas. Uma vez no canteiro, os painéis são içados e montados com um alto índice de produtividade.

Alguns países da Europa já induzem a utilização da madeira na construção por meio de legislação com o intuito de reduzir as emissões de GEE (Gases de Efeito estufa) em seu país.

A utilização de sistemas construtivos mais industrializados em substituição àqueles convencionais consiste em uma atitude sustentável. A redução das atividades nos canteiros de obras, além de reduzir o risco de acidentes de trabalho, melhora a produtividade e elimina desperdícios e resíduos.

Entretanto, observa-se no Brasil, um comportamento bastante conservador sobre o uso de novas tecnologias. Com uma variável muito grande de riscos relacionados ao negócio durante um logo ciclo de vida, talvez falte um pouco de coragem dos tomadores de decisão em optar por tecnologias mais inovadoras.

É importante divulgar que a normalização brasileira relacionada a esses sistemas construtivos em madeira já avançou bastante, destacando as seguintes normas publicadas pela ABNT:

  • ABNT NBR 16936 – edificações em light wood frame
  • ABNT NBR 7190 – projeto de estruturas de madeira

 

Essa regulamentação pode aumentar a segurança no uso dessas novas tecnologias e incentivar cada vez mais os empresários brasileiros a optarem por soluções mais sustentáveis nas suas construções, que além de contribuírem com a redução das emissões de GEE também podem aumentar significativamente a produtividade e velocidade das construções.

Muitas são as variáveis que devem ser consideradas para mudar as soluções. Parabéns às empresas, com coragem para inovar! Somente assim poderemos evoluir para um mundo mais sustentável!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *